quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Santos revolta sua torcida e é rebaixado para a Série B pela primeira vez na história

Time alvinegro perde por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro e disputará a segunda divisão em 2024

O Santos começou a última rodada do Brasileirão dependendo apenas de suas próprias forças para não ser rebaixado. A tensão na Vila Belmiro estava escancarada desde o apito inicial. Gritos efusivos nas arquibancadas, que contrastavam com cada lamento das chances desperdiçadas por Marcos Leonardo e Soteldo na área do Fortaleza. Com os gols em Salvador e no Rio, a situação ficava ainda mais tensa. Os gols longe da Vila eram acompanhados pelos santistas. O time começou a rodada na primeira divisão. As partidas começaram no mesmo horário, segundo determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

11 minutos - O gol do Bahia, aos 11 minutos, contra o Atlético-MG, ainda mantinha o cenário para o torcedor santista: torcer para que Marcos Leonardo, Soteldo e João Paulo dessem ao time a vantagem que ele precisava. Apesar de um início efusivo, foi o Fortaleza quem criava e mantinha a posse de bola no primeiro tempo.
29 minutos - Aos 29 minutos, no Rio, Paulinho colocou pela primeira vez o Santos no Z-4. O gol diante do Red Bull Bragantino salvava o Vasco, que, assim como o time paulista, dependia apenas de si para escapar da degola. 
36 minutos - O Santos esteve na zona de rebaixamento durante sete minutos. Tempo entre o gol do Vasco contra o Bragantino e o empate do Atlético-MG diante do Bahia, também pelos pés de Paulinho, artilheiro do Brasileiráo, aos 36 minutos.
38 minutos - Longos minutos, que ainda se encerraram com o primeiro gol de Marinho na partida da Vila Belmiro. Da alegria por sair do Z-4, a torcida via o Santos deixar de depender apenas de si para se salvar. Olho na tabela, fone no ouvido e pensamento em São Januário e na Arena Fonte Nova. 
Intervalo - As atenções se dividiam em três lugares simultaneamente. Marinho mandou a torcida se calar após o gol. Com sucesso. “Ei, Marinho, vai tomar no...*” foi o único canto entoado ao final do primeiro tempo.
52 minutos - Aos 52  minutos, em Salvador - Mas o Santos ainda permanecia fora do Z-4, na 16ª colocação. No intervalo, já com a tensão da torcida, o Bahia aumentou o drama santista: nos acréscimos, aos 52 minutos, a equipe alvinegra retornou ao cenário de queda com o gol de Luciano Juba. Durante todo o intervalo, o Santos permaneceu na 17ª colocação da competição.

Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, em 15 edições um dos 12 grandes (Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco) correu risco de queda na penúltima rodada. Destes, em apenas uma ocasião o rebaixado não figurava entre os quatro piores times do campeonato: o Corinthians, em 2007.
Coincidentemente, o Corinthians daquele ano somava a mesma pontuação que o Santos tinha após a 37ª rodada desta temporada: 43 pontos. Assim como neste ano, o time alvinegro daquela temporada dependia apenas de si para permanecer na primeira divisão, mas o empate por 1 a 1 com o Grêmio e a vitória do Goiás diante do Internacional garantiu o primeiro – e único – rebaixamento do Corinthians em sua história.

58 minutos - Com os resultados em São Januário e Fonte Nova inalterados, nem o empate garantia o Santos na Série A mais. No retorno ao segundo tempo, com apoio incondicional da torcida, o time marcou com Messias, aos 13 minutos: 1 a 1. Ainda restavam 32 para o time conseguir sair da 17ª colocação na tabela do Brasileirão.
65 minutos -  Novo alívio ao Santos, o Bragantino deu esse alívio à torcida santista. Léo Ortiz, aos 20 minutos, empatou o jogo em São Januário para o Bragantino. O resultado garantia o Santos na Série A de novo, que saltava para a 15ª posição, com o Vasco sendo rebaixado em seu lugar. Era a segunda vez na noite que o time saía do Z-4.
67 minutos - O jogo do Bahia deixava de ser uma preocupação – momentânea – ao torcedor na Vila Belmiro. Na Fonte Nova, aos 22 minutos, Thaciano ampliou para o time de Rogério Ceni: 3 a 1. Oito minutos depois, Léo Realpe, após checagem do VAR, foi expulso em São Januário, deixando o Red Bull Bragantino com um jogador a menos.
82 minutos - Aos 37 minutos, Serginho marcou para o Vasco e recolocou o Santos no Z-4. Apenas um gol na Vila salvaria o time alvinegro praiano de disputar a Série B em 2024. Empate em casa, vitória do Vasco e do Bahia era um dos três cenários que rebaixava a equipe de Marcelo Fernandes.
90+4 minutos - Chuveirinho na área nos acréscimos um goleiro santista desesperado. Nada disso salvou a equipe santista. Nos acréscimos, como um castigo, o gol de Lucero, do meio de campo, rebaixou a equipe de Pelé. Invasão dos torcedores, intervenção da polícia, bombas em campo, xingamentos ao presidente Rueda, gritos de tristeza da torcida e ameaças de quebrar os bancos do estádio. Assim o Santos desceu ao inferno pela primeira vez. Vai disputar a Série B em 2024.

SANTOS 1 X 2 FORTALEZA
SANTOS: João Paulo; Messias, João Basso (Jair Paula) e Dodô (Lucas Lima); Lucas Braga, Tomás Rincón (Nonato), Jean Lucas (Maxi Silveira) e Gabriel Inocêncio; Soteldo, Marcos Leonardo e Julio Furch (Wesley Patati). Técnico: Marcelo Fernandes.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Pochetino e Calebe (Yago Pikachu); Marinho, Guilherme (Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Marinho, aos 38 minutos do primeiro tempo. Messias, aos 12, Lucero aos 49 do segundo tempo.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Cartões amarelos: Dodô, Pochettino, Yago Pikachu, Gabriel Inocêncio.
Público: 14.130 torcedores.
Renda: R$ 708.607,50.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Melhore seu desempenho com bastões


Exercícios para ajudar o adestramento e algumas dicas para desenvolver a retidão, flexibilidade, equilíbrio ou capacidade de resposta do seu cavalo. Aqui na Petplan Equine reconhecemos a importância de manter a rotina e os treinos do seu cavalo variados e divertidos, e preparamos uma série de dicas de treinamento que podem inspirar você e seu cavalo.

Veja abaixo alguns ótimos exercícios de vara, salto e grade para você e seu cavalo experimentarem.

Exercícios de Trabalho de Vara

O trabalho com vara pode ser um ótimo complemento para suas sessões de treinamento, mantendo as coisas emocionantes para você e seu cavalo. Você pode ser tão criativo quanto quiser, definindo quantas formas e linhas diferentes a sua imaginação permitir! Além de tornar o trabalho plano mais emocionante, os exercícios de trabalho com vara também podem ajudar a desenvolver a estabilidade central do cavalo, melhorando o equilíbrio, o controle e a direção.

Reunimos uma seleção de exercícios de trabalho com bastões para ajudar a inspirá-lo.

1 - Círculo de 20m

Este exercício é ótimo para testar o equilíbrio e o ritmo do seu cavalo. Adequado para todos os níveis de cavaleiros, isso realmente destacará se o seu cavalo pode manter um ritmo consistente ao redor do círculo.

Mais informação

  • Montado em passo, trote ou galope, certifique-se de atingir o centro de cada poste e conte os passos entre cada poste para garantir que você seja consistente
  • Certifique-se de que seu cavalo está avançando através do círculo e sobre os postes, mas cuidado com a pressa e a deriva
  • Uma vez estabelecido um ritmo consistente no plano, tente levantar os bastões ou fazer pequenos saltos de cavalete.

 2 - Trevo

Este exercício é bom para testar o ritmo, a precisão e a flexibilidade do seu cavalo, testando-o para andar entre linhas retas e curvas.

Mais informação

  • Monte isso em passo, trote ou galope igualmente em cada rédea, mantendo um ritmo uniforme e tomando cuidado para correr ou derrapar
  • Vá direto para o seu primeiro poste e depois faça um círculo, se você começar com a rédea direita, estará sempre circulando pela esquerda
  • Concentre-se em andar direto sobre os postes e pedir curvas ao redor do círculo


3 - Distância relacionada

Este exercício é muito fácil de configurar e é ótimo para testar a capacidade de ajuste dos passos do seu cavalo. Isso é especialmente bom para brincar com o galope do seu cavalo.

Mais informação

  • Cavalgue direto sobre os dois pólos em um ritmo natural para você e seu cavalo em trote ou galope. Conte em voz alta o número de passadas entre cada poste - isso demonstra o padrão de passada normal do seu cavalo e você deve atingir esse número toda vez que cavalgar entre os postes
  • Tente estender o ritmo (menos passos) ou coletar o ritmo (mais passos) entre os dois pólos
  • Você pode fazer os saltos verticais dos bastões para avançar neste exercício

4 - Triângulo

Este exercício é útil para praticar suas linhas centrais e retidão, bem como andar em uma linha curva. Fácil de configurar, este exercício é amado por todos!

Mais informação

  • Coloque os bastões a um passo de galope e faça este exercício em passo, trote ou galope
  • Pratique suas linhas centrais ou mudanças de rédeas, certificando-se de acertar o centro de cada poste e a ponta dos pontos do triângulo
  • Se o seu cavalo for mais experiente, tente introduzir ou praticar suas mudanças de vôo nas pontas dos bastões. Os bastões irão naturalmente encorajar um degrau elevado que pode ser usado para pedir a mudança. Certifique-se de sentar-se alto e não cair ou torcer para um lado

5 - Curva em S Inter travada

Este exercício é ótimo para trabalhar a flexibilidade e a retidão e vai destacar se o seu cavalo está realmente ouvindo você.

Mais informação

  • Monte isso a pé ou trote com algumas linhas de galope
  • Certifique-se de que seu cavalo está realmente dobrando seus corpos e pisando embaixo. Este é um trabalho árduo para o seu cavalo, então vá devagar para começar e tome cuidado com o seu cavalo balançando a cabeça e o pescoço ou caindo pelo ombro nas curvas
  • Adicione algumas linhas diagonais e mude! Mantenha seu cavalo pensando tomando novas rotas através deste layout

6 - Diagonais

Este exercício é tão fácil de configurar e oferece muitas opções! Adequado para todos, este pode realmente ajudar na sua precisão, controle e direção.

Mais informação

  • Repita uma mistura de linhas retas e diagonais em passo, trote ou galope
  • Certifique-se de olhar para cima e avisar seu cavalo para onde planeja ir, guiando-o com seu assento e mão
  • Tente incorporar alguns dos bastões em um loop raso ou rendimento de perna, como na foto, ou pratique seus meio círculos de 10m usando os bastões rosa e laranja.

 

 7 - Triângulo Duplo

Este exercício é muito diversificado e pode ser usado para ajudar na flexibilidade do seu cavalo. Montado em passo e trote, este exercício realmente fará seu cavalo pensar sobre onde estão suas patas.

Mais informação

  • Ande direto no meio ou adicione círculos e curvas - esse layout é totalmente com você!
  • Certifique-se de que as formas que você monta são suaves e seu cavalo mantém o equilíbrio. Se o seu cavalo estiver lutando, diminua a velocidade e deixe-o se reequilibrar
  • Coloque os dois triângulos mais afastados para linhas mais fáceis e abrangentes ou mais próximos para aumentar a intensidade do exercício

 8 - Serpentina

Este exercício requer muitos bastões, mas pode realmente ajudar seus movimentos de teste, por exemplo, suas linhas centrais ou serpentina! Use quantos bastões você tiver e aproveite este layout criativo.

Mais informação

  • Use a linha central para também praticar suas transições, por exemplo, trote pela linha central, caminhe antes do quadrado central, pare no quadrado, saia e trote - tente fazer o seu!
  • Use a linha azul para praticar seus círculos de ½ 10m até a linha central
  • Pratique suas serpentinas de quatro voltas ou perca a curva do meio para montar uma serpentina de três voltas (ligeiramente disforme)

9 - Círculos de Transição

Este exercício pode ser muito útil para ajudar a aprimorar suas transições de uma forma divertida para você e seu cavalo. Adequado para todos os níveis de pilotos, isso realmente ajudará a focar suas transições.

Mais informação

  • Disponha isso em círculos de 20m em cada extremidade da arena, com os bastões rosa/roxo separados por um galope e o bastão verde/laranja por um trote.
  • Em um círculo, trote sobre os pólos verde/laranja. Em X, pegue o galope e galope nos postes rosa/roxo. No A/C, volte para baixo e repita!
  • Você pode avançar este exercício para trabalhar em um padrão de figura 8, incorporando uma mudança simples (ou mudança de vôo se seu cavalo for mais avançado) sobre X

10 - Entrecruzamento

Este exercício oferece muitas opções, ajudando você a trabalhar a retidão, a flexibilidade ou até mesmo o controle! Fácil de configurar, este exercício é adequado para todos os níveis de pilotos.

Mais informação

  • Ritmo e equilíbrio são fundamentais para este exercício. Certifique-se de que suas curvas sejam suaves e que seu cavalo esteja dobrando o corpo
  • Desafie sua retidão tomando uma rota em linha reta (em vez da rota curva) sobre os postes em ziguezague à direita, certificando-se de cruzar o centro de cada um!
  • Mantenha seu cavalo adivinhando, alterando as linhas. Experimente os que estão na foto ou crie o seu próprio - as opções são infinitas!

 11 - Ampulheta

Este exercício é ótimo para praticar sua retidão cavalgando pelo centro ou adicionar algumas curvas e círculos para ajudar na flexibilidade do seu cavalo. Adequado para todos os níveis de pilotos, este é um layout fácil de experimentar!

Mais informação

  • Ande a passo ou a trote, não se esqueça de pensar no seu ritmo e equilíbrio, especialmente nas curvas
  • Mantenha seu cavalo adivinhando! Mude as linhas e experimente novas rotas; este é tão diverso e depende totalmente de você
  • Se você está se sentindo equilibrado e corajoso, por que não tentar galopar direto no meio (verifique primeiro o passo), pois isso realmente testará sua retidão!

12 - Mudanças Voadoras

Este exercício é bom para todos os níveis ou cavaleiro e pode ser feito a passo, trote ou galope. É ótimo para ajudar a introduzir uma mudança de galope, seja uma mudança simples ou voadora.

Mais informação

  • Pense no ritmo e no equilíbrio do seu cavalo, garantindo que eles estejam equilibrados nas duas rédeas e engajados em seus corpos
  • Percorra a diagonal e use o poste roxo central para solicitar sua mudança de voo ou como um marcador para solicitar a transição para baixo para sua mudança simples
  • Certifique-se de que seu cavalo está à frente e na frente de sua perna, mas não correndo

 13 - Octógono

Este exercício é um pouco mais criativo e oferece muitas opções diferentes - siga as diretrizes ou crie as suas próprias!

Mais informação

  • Use este exercício para praticar sua mudança de rédea ou linha central. Procure manter uma linha reta e atingir o centro dos postes. Por que não adicionar uma parada ao centro?
  • Tente adicionar algumas transições ou pratique seus círculos andando pelo lado de fora da configuração do mastro
  • Permita que seu cavalo faça pausas frequentes. Muitas varas podem ser física e mentalmente cansativas para o seu cavalo

 14 - Aranha

Este exercício é útil para trabalhar as linhas centrais, mudanças de rédeas e flexibilidade e equilíbrio em círculo, podendo ser realizado ao passo, trote ou galope.

Mais informação

  • Posiciona os bastões a um galope de distância e monta este exercício em passo, trote ou galope
  • Pratique suas linhas centrais ou mudanças de rédeas, certificando-se de acertar o centro de cada poste e a ponta dos pontos do triângulo
  • Se o seu cavalo for mais experiente, tente introduzir ou praticar suas mudanças de vôo nas pontas dos mastros. Os bastões irão naturalmente encorajar um degrau elevado que pode ser usado para pedir a mudança. Certifique-se de sentar-se alto e não cair ou torcer para um lado

15 - Círculos da linha central

Este exercício é muito simples de fazer, mas é mais desafiador do que você pensa! Pode realmente fazer você e seu cavalo pensarem, além de ajudar a trabalhar o ritmo e o equilíbrio.

Mais informação

  • Você pode montar este exercício em passo, trote ou galope. Comece a andar e progrida nos passos se for capaz de
  • Mude o padrão o quanto quiser, andando em linha reta, circulando e fazendo transições entre os pólos
  • Certifique-se de sentar-se ereto e usar seu corpo para ajudar seu cavalo na curva. Você deve planejar com antecedência, deixar seu cavalo saber para onde pretende ir e não ter que puxá-lo na esquina

 16 - Quatro triângulos

Este exercício é ótimo para praticar a retidão e estimular a flexibilidade! Além de passar por cima dos postes, você também pode usá-los como guia para fazer um círculo nas bordas ou um oito no meio.

Mais informação

  • Considere o ritmo, o equilíbrio e a curvatura do seu cavalo, especialmente nos círculos
  • Montar as mesmas linhas repetidamente pode fazer com que seu cavalo fique entediado e desligado. Como existem tantas opções para este exercício, mantenha seu cavalo adivinhando e engajado mudando as coisas!
  • Use este exercício para ajudá-lo a percorrer um círculo de 20m com mais precisão, usando cada ponta do triângulo como um ponto para o qual pedalar e se curvar.

17 - Dois Pontos

Este exercício é tão diversificado e tem muitas opções de caminhada, trote ou até galope e vai realmente ajudar o seu cavalo a pensar onde estão as patas.

Mais informação

  • Teste sua retidão através dos postes roxos e verdes ou siga as curvas para adicionar alguma curvatura.
  • As transições com polework são ótimas para ajudar a construir músculos, então certifique-se de incorporar muitas delas. Por que não tentar ir horizontalmente pelo meio, fazendo a transição para cima ou para baixo dentro de cada triângulo antes/depois dos pólos laranja
  • Permita que seu cavalo faça pausas frequentes. Muitas varas podem ser física e mentalmente cansativas para o seu cavalo

 

© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

segunda-feira, 27 de março de 2023

Cavalo Brasileiro de Hipismo

 O Brasileiro de Hipismo é uma raça de cavalos formada no Brasil com as mais importantes linhagens europeias de cavalos de salto e adestramento, tais como Hanoveriana, Holsteiner, Oldenburger, Trakehner, Westfalen e Sela Francês, através de cruzamento entre si ou com magníficos exemplares Puro Sangue Inglês da América do Sul.

Características

Cavalo leve, ágil e de grande porte, com altura superior a 1,65m, perímetro torácico de 1,90m e perímetro de canela de 21 cm. Cabeça média de perfil reto ou subconvexo, pescoço médio bem destacado do peito e espáduas, cernelha destacada, dorso bem ligado ao lombo e à garupa, membros fortes e andamentos briosos, relativamente elevados e extensos. Possuem excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos. São admitidas todas as pelagens.

Aptidões

Suas características o tornam apto para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação. É um cavalo de trote muito cômodo, ágil e esperto, muito dócil e fácil de lidar.
Animal com características de comportamento de coragem, inteligência e elegância.
São admitidas todas as pelagens, com destaque nas alazã, castanha, preta e tordilha.

Foram cavalos BH participantes nas conquistas das medalhas de bronze alcançadas pela Equipe Brasileira de Hipismo nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000. Além das três medalhas de ouro por equipe em Jogos Pan Americanos.

Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo - ABCCH, nasceu da firme determinação de um grupo de amantes do hipismo que se uniram em torno de um ideal comum: criar e desenvolver uma raça de cavalos com aptidão para os esportes hípicos. Partindo de animais rigorosamente selecionados, já existentes no país, os fundadores definiram como Raças Formadoras, nacionais e estrangeiras, aquelas que comprovadamente eram reconhecidas como altamente dotadas para os esportes equestres.


© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

segunda-feira, 20 de março de 2023

Exercícios de condicionamento de Cavalos Atletas

Os exercícios são divididos em gerais ou específicos.
Os gerais atingem o animal no seu todo. São realizados com a finalidade de trabalhar a musculatura no geral e também o sistema cárdio-respiratório.
Os específicos são dirigidos para fortalecer áreas debilitadas ou que necessitem atenção especial para uma determinada finalidade, sendo trabalhada cada região ou musculatura especificamente.
O principal trabalho é o da musculação, que a exemplo do ser humano, tem uma resposta mais rápida durante a fase de crescimento. Nos equinos a taxa de crescimento apresenta uma das curvas mais acentuadas, a partir dos 6 meses até os 20 meses, aproximadamente.
Daí em diante, o crescimento é mais lento, porem também mais tardio. Os cavalos somente atingem a maturidade plena – capacidade reprodutiva, desenvolvimento ósseo e muscular - entre os 5 e 6 anos de idade. Todavia, a partir dos 24 meses de idade, a maturidade óssea já terá atingido praticamente 90%, com respostas mais lentas aos exercícios de condicionamento físico. A altura adulta já estará praticamente completada entre os 3 e 4 anos de idade.
Figura 01 - Varas de salto alinhadas no chão.
Os exercícios de alta intensidade devem ser intercalados com os de baixa intensidade, a fim de preservar a integridade física do animal. Devem ser levados em conta fatores tais como a idade, o comportamento e o estado físico geral - condição anatômica, condição morfológica, peso, condição motora nos diversos tipos de andamentos e estado clínico.
Determinados exercícios não são indicados para animais muito novos, até um ano de idade, aproximadamente. Acima dos 18 meses, os animais já estarão aptos a suportarem uma carga maior de exercícios.
Quanto ao comportamento, cavalos mais ativos exigem exercícios mais prolongados e frequentes, enquanto cavalos linfáticos exigem exercícios de menor intensidade, intercalados por períodos maiores de descanso.
Figura 02 - Varas de salto em curvas e elevada do chão.
Quanto ao estado físico, se o animal apresenta alguma deficiência, ou vem de uma recuperação de afecção, o condicionamento deverá ser adaptado ao tipo de situação.
O segredo do sucesso é a progressividade, com base na escolha adequada dos tipos de exercícios e na persistência em intervalos regulares A meta é condicionar o cavalo tanto física quanto mentalmente. Para animais montados, uma regra básica é evitar os aumentos na velocidade dos andamentos simultaneamente aos aumentos na distância percorrida.
A ginástica feita com as varas de salto no chão, estimula a resposta proprioceptiva e melhora a resposta e elevação dos membros.
Figura 03 - Pista para exercícios de salto.
A individualidade é o melhor guia para a condução de programas de condicionamento e treinamento. São as reações do cavalo que orientam os procedimentos a serem tomados. Mais do que em qualquer outro esporte equestre, a pressa é a inimiga numero 1 no processo de preparação do cavalo atleta.
Do nascimento até a maturidade, as transformações estruturais (ossatura e musculatura) sofridas pelo cavalo são marcantes. Geralmente, todo cavalo é possuidor de uma ou mais deficiências, sendo essencial que sejam identificadas precocemente, para que possam ser corrigidas ao longo do programa de condicionamento físico.
Todos os animais devem ser trabalhados nos exercícios gerais, que são a guia de redondel, trabalho de sela nos andamentos naturais, exercícios em liberdade dirigidos, em uma pista. Para cada região do corpo e membros podem ser aplicados diferentes exercícios de condicionamento.

Tórax
Exercícios de solo, tipo guia de redondel e exercícios em liberdade. Subidas e descidas em um desnível íngreme fortalecem a musculatura. Um outro exercício, se possível, é a caminhada em leitos de rio, com água até a altura do tórax.

Costelas
Para forçar o arqueamento das costelas, recomenda-se caminhadas, puxando o animal ao trote, ou marcha.

Cernelha
Para fortalecimento da cernelha o melhor exercício é o salto, inicialmente sobre pneus deitados e, em seguida, sobre tambores deitados. O salto pode ser executado em trote, marcha ou galope, no redondel, com ajuda do cabresto, do charreteamento ou em liberdade. Mas cuidado, os excessos podem provocar afecções nos membros, principalmente quando o exercício é conduzido sobre terreno de areia fofa.

Dorso-lombo
Esta é uma região de fortalecimento a longo prazo. Os exercícios específicos são o salto e as transições de andamentos: passo/trote (ou marcha) e vice versa, passo/galope e vice-versa, galope/esbarro e vice-versa, e assim sucessivamente. O objetivo é desenvolver uma musculatura forte e uniforme, essencial para exteriorizar o potencial atlético desejável. Os exercícios em círculos alternando as mãos também fortalecem e alongam esta musculatura.

Garupa, nádegas, coxas, pernas e jarretes
Exercitar em caminhadas ( em marcha ou trote ) de uma hora em dias alternados. Animais jovens devem ser puxados ao cabresto. De preferência, o terreno deve ser ondulado, para forçar o trabalho de membros posteriores nas subidas. Outros exercícios específicos são o salto e o recuo, que deve ser efetuado corretamente, no charreteamento ou durante o trabalho de sela. Com a nuca flexionada, sem ultrapassar a linha de 90 graus entre o chão e o chanfro do cavalo, com a boca fechada, aumenta-se a velocidade do recuo, exigindo um maior engajamento de posteriores e impulsão.

Espáduas, braços, antebraços e joelhos
Os exercícios específicos como o salto e as caminhadas. Os exercícios gerais também desenvolvem rapidamente estas regiões. O objetivo é buscar o máximo de potência, com boa flexibilidade e elasticidade. Ginásticas usando cavaletes e pequenas alturas trabalham muito bem estas regiões, tanto nos anteriores quanto nos posteriores.

Sistemas respiratório e circulatório
São áreas de capacitação a longo prazo, dependendo dos aumentos da frequência e intensidade dos exercícios. Principalmente no caso da prática de enduros e concursos de marcha, torna-se essencial para as vitórias que o cavalo tenha uma boa resistência. O melhores exercícios são as longas cavalgadas, em andamentos cadenciados, cuidando sempre da hidratação do animal.

Fonte: Cavalo Atleta / http://www.cavalodosuldeminas.com.br/

© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

Exercícios de aquecimento de Cavalos Atletas


Os 10 exercícios a seguir incluem opções para aumentar ou diminuir o nível de dificuldade e as habilidades necessárias, para que você possa personalizar cada exercício de acordo com o seu nível e o do seu cavalo. Para aumentar ainda mais o interesse, combine dois ou mais exercícios ou faça o seu próprio usando os recursos “não pare agora” no final. 
Para tirar o máximo proveito destes exercícios:
  • Certifique-se sempre de montar cada exercício, em ambas as direções.
  • Use a perna por dentro do mole para dobrar o cavalo em círculos e voltas, e a rédea por dentro da ponta do nariz dele no sentido da marcha. 
  • Use a perna de fora logo atrás da cilha, mais a rédea de fora contra o pescoço para fortalecer a curva. 
  • Use a perna sobre ou logo atrás da cilha e a rédea do mesmo lado contra o pescoço do cavalo para pedir movimento lateral.
  • Trabalhe para tornar suas sugestões o mais leve e sutil possível.
  • Olhe para a frente para onde você está indo (não para baixo em seu cavalo ou no chão).
1. Uma base 8
Como montá-lo: Faça um oito, usando a linha reta do centro (marcada com X) para curvar seu cavalo antes de seguir na nova direção.

Benefícios para você: melhora sua capacidade de dobrar seu cavalo, guiá-lo com precisão e mantê-lo reto entre as rédeas (“reto” em um círculo, ou seja, retido na curva do círculo).

Vantagens para o seu cavalo: incentive-o a dobrar-se igualmente em ambas as direções e fique atento à sua direção.

Dicas de sucesso: Concentre-se em manter seus círculos redondos e iguais em tamanho. Preste atenção à voz da rédea e da perna necessária para fazer a curva à direita. Adicione um cone no centro da arena para uma sugestão visual.

Mude: mantenha-o simples, aderindo a uma caminhada e corrida. Torne-o mais desafiador variando sua velocidade, alterando os tempos em X ou configurando-o em uma volta e alterando as direções em X.


2. Grande Círculo / Pequeno Círculo
Como configurar: Desça pelo lado comprido da sua arena, fazendo um pequeno círculo em um canto, depois um círculo maior no canto diagonalmente oposto.

Vantagens para você: Maior capacidade de dobrar seu cavalo em vários graus.

Vantagens para o seu cavalo: maior alimentação graças ao círculo menor; ensina-o a se equilibrar em círculos de tamanhos variados.

Dicas de sucesso: Escolha “marcos” ao redor da arena para ajudá-lo a circular no local certo para os círculos de tamanho correto.

Mudança: varie em quais curvas você monta os círculos pequenos e grandes. Torne-o mais desafiador variando sua velocidade ou saia do círculo grande e corra no pequeno.



3. Circuito B
Como montá-lo: Desça pelo lado comprido, virando a esquina como se fosse fazer um círculo, mas em vez disso incline para trás no trilho. Avance um ou dois passos no trilho, depois incline para trás e circule em direção ao seu ponto de partida.

Vantagens para você: Melhora a precisão ao dobrar e esticar o cavalo.

Vantagens para o seu cavalo: faz com que ele “ouça” em vez de presumir que está fechando o círculo; se dois o seguirem (consulte “Afastar-se”, abaixo), melhore sua flexibilidade lateral.

Dicas de sucesso: tente fazer com que cada extremidade do laço tenha o mesmo tamanho e formato.

Mude-o: mantenha-o simples, aderindo a uma caminhada e corrida. Torne-o mais desafiador montando-o em uma volta e mudando os leads diretamente para o centro. Aumente a aposta em qualquer marcha usando a perna de fora e controle o movimento do cavalo lateralmente de volta ao trilho em uma frente e lateral de duas pistas.

4. Serpentina
Como configurar: Faça uma série de S's conectados para frente e para trás em toda a largura da sua arena.

Vantagens para você: Obriga você a se concentrar em cada novo ponto de virada, mudando suas rédeas e faixas de perna a cada mudança de direção; realmente aguça suas habilidades de dobrar o cavalo.

Vantagens para o seu cavalo: Melhora a sua leveza e flexibilidade, inclina-se, muda de direção e ouve as suas sugestões.

Dicas de sucesso: tente fazer cada loop do mesmo tamanho e forma.

Mude: mantenha-o simples, fazendo apenas dois ou três loops. Aumente a aposta fazendo quatro ou cinco voltas mais próximas. Este exercício é muito desafiador, para o galope, onde você deve mudar repetidamente de direção em cada reta, ou pedir ao seu cavalo para contra-galope (galope na liderança “errada”) em todas as voltas.

5. Retângulo fora dos trilhos

Como montá-lo: em vez de ficar diretamente sobre o trilho, percorra um caminho paralelo de cerca de 8 a 10 pés no trilho.

Benefícios para você: Ensina a manter seu cavalo reto entre as rédeas - sem grade para guiá-lo ou apoiá-lo.

Vantagens para o seu cavalo: Ensina-o a confiar em seus trilhos, ao invés de “desacelerar” a amurada.

Dicas de sucesso: comece com uma caminhada, depois passe para uma corrida, trote e depois galope.

Mude: torne-o mais desafiador variando sua velocidade ao longo das retas.




6. Espiral

Como montar: Passe de fora de um círculo grande para o menor círculo possível em direção ao centro; em seguida, espiral de volta para fora.

Vantagens para você: Melhora sua noção espacial de círculos; melhor suas sugestões de lado.

Vantagens para o seu cavalo: Melhora a sua flexão e recolha, bem como a sua capacidade de resposta à perna de fora e ao controlo (a espiral interna) e à perna de dentro e ao controlo (a espiral exterior); mantém você flexível e flexível e comprometido com as costas.

Dicas de sucesso: Concentre-se em manter uma velocidade constante.

Câmbio: Este é um desafio em qualquer marcha; fique em uma caminhada até pegar o jeito, antes de tentar correr ou galopar.

7. Longas Serpentinas
Como montá-lo: Adicione uma bandeira no comprimento da arena em vez da largura total. Em X, “faça alguma coisa” - pare; realizar uma manobra (passo lateral, pivô e ré, o que você escolher); ou sinalizando uma mudança de derivação. Em seguida, continue descendo o restante da linha central, virando a pista na direção oposta.

Vantagens para você: Dá trabalho para manter o cavalo em linha reta no centro da arena, antes e depois da manobra X.

Vantagens para o seu cavalo: melhora suas habilidades de flexão, deslocamento em linha reta e transição.

Dicas de sucesso: adicione uma postagem no centro de uma sugestão visual.

Mude-o: mantenha-o fácil com uma parada simples ou X-shift. Torne-o mais desafiador variando sua velocidade e/ou realizando mudanças de liderança no centro da arena.


8. Construtor de Cadência
Como montá-lo: Cavalgando, aumente a velocidade em cada lado longo da arena; desacelere e acomode-se nos lados curtos.

Vantagens para você: Ajuda você a aprender a aumentar e diminuir a velocidade suavemente e incentiva seu cavalo a se recuperar.

Vantagens para o seu cavalo: Ensina a aumentar/diminuir a velocidade sem emoção; ajuda a desenvolver os músculos que ele precisa para a coleta.

Dicas de sucesso: estabilize seu cavalo pouco antes da desaceleração nas curvas.

Mude-o: mantenha-o simples, aderindo a uma caminhada e corrida. Torne-o mais desafiador cavalgando em um galope ou galopando pelos lados longos e trotando nas pontas.



9. Transição
Como montá-lo: Trabalhe no trilho, rastreando as transições de marcha no ponto médio de cada trilho imediatamente. Por exemplo, comece uma caminhada; no primeiro X vá correr; no próximo X volte a caminhar; e assim por diante. Ou faça-o andar, correr, galopar, andar ou como quiser.

Vantagens para você: Ajuda a suavizar suas transições para cima e para baixo, além de aumentar seu controle total.

Vantagens para o seu cavalo: Mantém o foco; melhorar sua coleção; construa seus músculos traseiros.

Dicas de sucesso: Faça anotações planejadas dos pontos de transição antes de começar, para que possa começar a preparar uma ou duas etapas antes de cada X; adicione marcadores visuais, se necessário.

Mude: torne-o mais desafiador trabalhando em tempos mais rápidos ou pedindo paradas completas em alguns dos Xs.


10. Círculo quadrado
Como montar: Pense em um quadrado com cantos arredondados. Caminhe direto para cada canto, dobre seu cavalo na curva e, em seguida, realinhe-o para a próxima reta.

Vantagens para você: mais desafiador do que andar em círculo, ele mantém você pensando e realmente andando.

Vantagens para o seu cavalo: Ajuda-o a compreender a diferença entre curvar-se e deslocar-se em linha reta.

Dicas de sucesso: adicione uma postagem em cada canto para uma sugestão visual.

Mudança: Facilite mantendo uma caminhada ou corrida e/ou estendendo sua curva em cada esquina. Torne-o mais desafiador trabalhando em um loop e/ou fazendo as curvas um pouco mais apertadas.

© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023