Professor, hoje tem aula de quê ???

sexta-feira, 23 de maio de 2025

YAMAHA MT-07/MT-07 2019 ABS 689CC

A Yamaha lançou a MT-07 2020 com novo design, mais confortável, nova suspensão, novas cores e grafismos. Agora, a MT-07 2020 sai nas seguintes cores: Preta-fosca e Azul-metálica.
A Yamaha MT-07 2020 tem o preço público sugerido de R$ 34.690 com frete de R$ 1.483.
A segunda geração da 700 está com visual renovado, farol mais largo e carenagens laterais com avantajadas entradas de ar. A naked é vendida em três combinações de cores: Racing Blue (azul metálico), Matt Gray Fluo (cinza metálico fosco) e Matt Black (preto fosco) por R$ 33.790.
O visual agressivo impressiona e engana ao mesmo tempo. A moto parece menor do que é, tudo por conta das proporções enxutas, do esguio motor bicilíndrico e do baixo peso de 183 quilos.
Ficha Técnica completa:
Motor: Refrigeração Líquida, Bicilíndrico, 4 tempos, 8V, DOHC, refrigeração líquida, injeção eletrônica de 689 cm³;
Potência: 74,8 cv;
Torque: 6,9 kgfm;
Câmbio: 6 marchas;
Tanque Combustível: 14 litros;
Velocidade Máxima: 230 km/h;
Comprimento: 2.085 mm;
Largura: 745 mm;
Altura: 1.090 mm;
Entre-eixos: 1.400 mm;
Distância do solo: 140 mm;
Altura do assento: 805 mm;
Freio dianteiro: 2 Discos 282 mm c/ABS;
Freio traseiro: Disco 245 mm c/ABS;
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 130 mm de diâmetro;
Suspensão traseira: Balança monoamortecida com 130 mm de curso;
Rodas: Liga leve de 17" com pneus sem câmera 120/70 na dianteira, e 180/55 na traseira;
Altura do assento: 80,5 cm;
Peso: 183 kg;
Tanque: 14 litros.
Além da aparência renovada, a geração atual da MT-07 ganhou um novo e confortável assento para o piloto, mais largo atrás e mais fino na frente, onde as pernas envolvem o tanque, que também permite ótimo encaixe das pernas. A boa posição de pilotagem se vale do guidão elevado e das pedaleiras recuadas, mas o bem estar se restringe ao condutor, uma vez que o elevado assento para o garupa é desconfortável e fininho. Eu, que tenho 1,62 metro de altura, fiquei muito bem encaixado
na moto.
A revisada suspensão é firme, mas não abre mão do conforto. Desde que você não encontre uma cratera pelo caminho, afinal, o lance da MT-07 é o asfalto. O conjunto tem garfo telescópico com canelas de 41 mm de diâmetro na dianteira e balança monoamortecida com 130 mm de curso (com ajuste de retorno) na traseira. O resultado é um acerto geral polivalente, capaz de copiar bem as imperfeições do asfalto.
O competente conjunto de freios ABS conta com a ajuda da leveza do ser para estancar a moto, e é servido por disco duplo de 282 mm na dianteira e disco simples de 245 mm na traseira.
Com ótimo desempenho, a naked arranca forte e de imediato. Basta triscar no acelerador e soltar a embreagem. O mérito é do vigoroso motor bicilíndrico de 689 cm³ com dois comandos e oito válvulas no cabeçote, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica que gera 75 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgfm a 6.500 rpm.
O propulsor traz a tecnologia crossplane que faz com que cada cilindro trabalhe a 270° e detone individualmente, cada um a seu tempo. É o mesmo sistema utilizado na superesportiva R1, e que favorece maior torque em todas as rotações. A transmissão final por corrente está associada ao câmbio de seis marchas.
O ímpeto por subir as acelerações rapidamente, combinado com a ótima ciclística proporcionada pela curta distância entre-eixos de 1,4 metro, pelo comprimento de 2,20 metros, e pela estreita largura de 74,8 cm facilita o deslocamento na cidade. É fácil passar nos corredores e mudar de direção graças, também, ao bom esterço de guidão. Para condutores baixinhos, a boa notícia é que o banco fica a apenas 80,5 cm de distância em relação ao solo.
Em meu teste, a média alcançada em trecho urbano e rodoviário foi a de 21,2 km/l. Como o tanque leva 14 litros de gasolina, a autonomia aferida foi de 297 quilômetros. Média que varia de acordo com o estilo da pilotagem, é claro. Por falar em rodovia, a única característica que desagrada na pilotagem nesta hora é a resistência aerodinâmica que o piloto enfrenta a velocidades acima de 100 km/h. A MT-07 dispensa proteções. 
O painel digital de fácil leitura tem hodômetro grande, mostrador de consumo instantâneo e dos giros, indicador de marcha e de relógio. Se a tocada for mansa, a informação ECO aparece na tela indicando que a motocicleta está rodando em seu modo mais econômico. Mas, já adianto que essa é uma tarefa árdua de ser cumprida. A naked instiga você a girar a manopla direita com vontade.

7ª Revisão (30.000 km ou 42 meses) - 13/06/2025
🔩 Procedimentos Principais:
Troca de óleo e filtro do motor
Verificação completa da transmissão
Inspeção das pastilhas e discos de freio
Sincronização dos carburadores/injeção
🔍 Verificações Complementares:
Verificação da suspensão dianteira e traseira
Teste de performance do motor
Inspeção do sistema de escape
Verificação de todos os fluidos
⚠️ Importante: Revisão ampla com foco na performance

____________________________________________________________________
Compra: 09/05/2025 -                     R$  42.000,00 - Jose Mariano da Silva Filho.
Vistoria: 09/05/2025 -                      R$         80,00 - Vistorias Seves Ltda Me
Transferência: 12/05/2025 -             R$      285,00 - Diretoria Geral de Finanças de SP
____________________________________________________________________
Total - Compra -                               R$  42.365,00
____________________________________________________________________
Revisão KM 30.000: 13/06/2025 -   R$     935,00 - Moto 36 Ltda
Freio Trazeiro: 03/10/2025 -           R$    120,00 - Pulha Motos e Preparação
Bateria: 10/10/2025 -                       R$    330,00 - Pulha Motos e Preparação
Transmissão: 11/10/2025 -               R$     800,00 - Moto 36 Ltda
Pneu Traseiro: 20/11/2025 -               R$     150,00 - Moto 36 Ltda
___________________________________________________________________
Total - Manutenção -                       R$     2.335,00

domingo, 11 de maio de 2025

René Descartes - Criador da Filosofia Moderna

 Contexto: Imagine como seria ótimo ter um método para nunca cometer erros, isso garante que estamos pensando bem e que as ideias às quais chegamos são corretas e indiscutíveis.
Até então, quase ninguém duvidou da existência de Deus. Nem que a religião era a fonte suprema de toda sabedoria e quem a fazia era julgado. 
A passagem do mundo medieval para o mundo moderno acontece e muitos dos supostos conhecimentos que até então funcionaram bem para proporcionar uma certa sensação de estabilidade começam a ser questionados.

Do medieval ao moderno:
  1. O ser humano não é mais visto como o fim supremo da criação divina como sempre foi para o cristianismo. 
  2. A terra deixa de ser considerada o centro imóvel de um universo fechado e finito graças a personagens como Copérnico e Galileu. 
  3. O enfraquecimento da Igreja Cristã. 
  4. Europeus "descobrem" áreas da terra que não tinham ideia que existiam: América.
René Descartes
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês.
No início ele se treinou com os jesuítas, lendo Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino, era neste que consistiu a formação filosófica naquela época. Mas ele ficou entediado e decidiu ir lutar nas guerras religiosas. Quando ele retornou, tornou-se famoso como matemático e começou a se dedicar à reflexão filosófica com muito mais liberdade do que antes de partir.
Na Holanda, que era uma espécie de paraíso para pensadores, onde qualquer coisa podia ser publicada sem censura. Ele divulgou suas duas obras mais importantes: "Discurso sobre o método e meditações metafísicas".

Discurso do método: Descartes percebe que falta algo essencial para fundamentar o conhecimento que está emergindo: demonstrar por que ele é conhecimento.
Aquele em que podemos confiar desta vez.
  1. Se o que pensávamos ser verdade antes não era, por que o que pensamos agora seria verdade? 
  2. O conhecimento, em sua totalidade, não é um engano? 
  3. Como posso saber com certeza? 
  4. Como você pode saber algo? 
Descartes começou a procurar o método fazendo uma introspecção e finalmente o encontrou. Se quisermos evitar o erro, segundo o discurso do método, temos que seguir quatro princípios;
  1. Análise ou decomposição: consiste em dividir os problemas em maior quantidade de partes possível e resolvê-las separadamente.
  2. Enumeração ou verificação: ele nos pede para verificar se não esquecemos de nada e se a conclusão a que chegamos é verdadeira.
  3. Síntese ou composição: o que indica é conduzir o pensamento do mais fácil para o mais difícil.
  4. Dúvida ou evidência sistemática: consiste em não aceitar algo como verdadeiro até que seja verificado com evidências claras e distintas o que é realmente verdadeiro
Descartes diz que a verdade tem que aparecer no "
Pensado" como algo claro e distinto. Uma percepção clara é aquela que está presente e se manifesta para uma mente atenta. Uma percepção diferente é aquela que, além de ser clara, é tão precisa e separada de todas as outras que não contém nada além do que é claro.

René Descartes: "Somos seres pensantes, independentemente de estarmos errados ou não".

© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 27/04/2025.

domingo, 4 de maio de 2025

São Tomás de Aquino - A razão e a fé.

 São Tomás de Aquino, considerado o "Príncipe da Escolástica", foi um importante filósofo e padre italiano da Idade Média, intitulado Doutor da Igreja Católica, em 1567.

Biografia
Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Aquino, uma comuna italiana, no Castelo de Roccasecca.
Filho do Conde Landulf de Aquino, recebeu uma excelente educação. Estudou na abadia de Roccasecca, no Mosteiro da Ordem de São Bento de Cassino. Mais tarde, ingressou na Universidade de Nápoles, na Cátedra “Artes Liberais”.
Com apenas 19 anos, em 1244, abandona o curso e decide seguir sua vocação religiosa tornando-se dominicano, ao ingressar na Ordem dos Dominicanos, no convento Saint Jacques, em Paris. Permaneceu alguns anos em Paris, cidade importante para seu desenvolvimento espiritual, intelectual e profissional.
Entretanto, foi na cidade de Colônia, na Alemanha, que Aquino escreve suas primeiras obras, sendo discípulo do bispo, filósofo e teólogo alemão Santo Alberto Magno (1206 d.C-1280 d.C.), conhecido como Alberto, o grande.
Mais tarde, em 1252, Tomás de Aquino retorna a Paris onde se gradua em Teologia e segue a carreira de professor. Ministrou aulas em Roma, Nápoles e outras cidades da Itália.
Ficou conhecido como Doutor Angélico, cujo trabalho de vida esteve dedicado a fé, a esperança e a caridade constituindo assim, um pregador cristão da razão e da prudência.
Foi um dos defensores da Escolástica, método dialético que pretendia unir a fé a razão em prol do crescimento humano. Uma de suas maiores obras, Summa Theologica, é o maior exemplo da Escolástica, na qual apresenta relações entre a ciência, razão, filosofia, fé e teologia. Segundo Aquino:
“Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos.”
São Tomás Faleceu na cidade de Fossanova, Itália, no dia 7 de março de 1274, com 49 anos.

Filosofia de São Tomás de Aquino
Inspirado nas ideias do filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), o trabalho de São Tomás de Aquino esteve pautado no realismo aristotélico, em detrimento dos seguidores de Santo Agostinho, inspirados no idealismo de Platão.
Por isso, Aquino foi um dos pensadores mais destacados desse período, defensor da filosofia escolástica, método cristão e filosófico, pautado na união entre a razão e a fé.
Assim, Tomás de Aquino escreveu inúmeras obras, onde privilegiou a razão e a vontade humana formulando assim, um novo pensamento filosófico cristão.

Obras de São Tomás de Aquino
Tomás de Aquino foi grande estudioso e ávido escritor nas áreas da filosofia, metafísica, física, teologia, ética e política. Algumas de suas obras: Preces; Sermões; Suma Contra os Gentios; Suma Teológica; Exposição sobre o Credo; O Ente e a Essência (1248-1252); Compêndio de Teologia (1258-1259); Comentários ao Evangelho de São João; Comentários da Epístola de São Paulo; Comentário às Sentenças e Adoro Te Devote.

Frases de São Tomás de Aquino
  • “A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”
  • “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.”
  • “Cuidado com o homem de um só livro.”
  • “A razão é a imperfeição da inteligência.”
  • “A arte é a razão correta na execução de um trabalho.”
  • “A comunhão destrói a tentação do demônio.”
  • “Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível.”
© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 27/04/2025.