A ira é um tipo de defeito psicológico muito comum fácil de ser percebido que atua no centro da máquina humana e é um dos maiores causadores de sofrimentos e problemas psicológicos, físicos e sociais.
“A ira aniquila a capacidade de pensar e de resolver os problemas que a originam. A ira é uma emoção negativa.

Embora não seja o comum, o normal seria encarar com serenidade qualquer fato ou evento, seja este desagradável ou até mesmo desastroso. Conforme vamos eliminando o defeito da ira vai surgindo em nós, na mesma proporção, a virtude da serenidade. Conforme vamos eliminado o defeito do ódio, irá surgindo em nós a virtude do amor. O defeito da ira alimenta-se de muitos detalhes e se manifesta em várias situações.
Algumas situações comuns nas quais se manifesta o defeito da ira são: Discussões em casa ou no trabalho, ainda que de forma sutil. Situações desagradáveis e inevitáveis. Acidentes de qualquer natureza, como quebrar um objeto estimado. Fatos que geram frustração, como quando se está esperando por algo que não acontece. O defeito da ira pode, sozinho, desgraçar por completo a vida de uma pessoa. Mais ainda, pode desgraçar também a vida de todos ao seu redor, como infelizmente ocorre, por exemplo, nos tristes casos de violência doméstica. Não permita de forma alguma que esse defeito influencie a sua vida.
“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.” Jesus Cristo (Mateus – 5,5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário