Nome verdadeiro: James Howlett;
Outros codinomes: Logan, Arma X, Caolho;Grupo de que participa atualmente: X-Men, Vingadores;
Poderes: Fator de cura, sentidos hiperdesenvolvidos;
Arma: Garras e esqueleto de adamantium.
Wolverine é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi em outubro de 1974 e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe.
O pouco que se sabe do passado de Wolverine é que seu nome verdadeiro é James Howlett e que ele nasceu no fim do século XIX, em meio a uma família rica, em Alberta no Canadá. Filho de Elisabeth e John Howlett. É irmão mais novo de John Howlett Jr. Logo na puberdade, sua vida virou do avesso: uma briga com o filho do caseiro, resultou no suicídio de sua mãe e na sua fuga de casa, junto à amiga Rose, para viver e trabalhar na Colúmbia Britânica. A tranqüilidade dos dois não durou muito: em meio a uma briga, James acidentamente matou Rose com suas garras – em uma das primeiras manifestações de seu estranho esqueleto mutante.
A partir daí, o histórico de Wolverine é complicado. A única coisa certa é que, com a idade física de aproximadamente 30 anos – ele envelhece lentamente, devido a seu fator de cura -, Logan foi seqüestrado por cientistas do programa Arma X, cujos experimentos resultaram no revestimento dos ossos de Wolverine com adamantium. O herói ficou louco com o processo. Ainda mais porque, junto ao projeto, os cientistas injetaram diversas lembranças falsas na sua mente, para que ele nunca descobrisse seu passado antes da experiência. Após libertar-se de seus captores, ele vagou como um animal raivoso pelas florestas do Canadá, até ser descoberto por James e Heather Hudson, o casal que estava trabalhando para criar uma equipe de super-seres para o Canadá.

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.