Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional".
Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.
Emília |
Registrado com o nome de José Renato Monteiro Lobato, resolve mudar de nome, pois queria usar uma bengala, que era de seu pai, que havia falecido no dia 13 de junho de 1898. A bengala tinha as iniciais J.B.M.L gravadas no topo do castão, então mudou de nome, passou a se chamar José Bento, assim as suas iniciais ficavam iguais às do pai.
Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, formando-se em 1904.
Na festa de formatura fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala.
Dona Benta |
Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916).
Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas. Ficou em Areias até 1911, quando muda-se para Taubaté, para a fazenda Buquira, deixada como herança pelo seu avô.
No dia 12 de novembro de 1912, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma carta sua enviada à redação, intitulada "Velha Praga", onde destaca a ignorância do caboclo, criticando as queimadas e que a miséria tornava incapaz o desenvolvimento da agricultura na região.
Visconde de Sabugosa |
Em 1917 vende a fazenda e vai morar em Caçapava, onde funda a revista "Paraíba". Nos 12 números publicados, teve como colaboradores Coelho Neto, Olavo Bilac, Cassiano Ricardo entre outras importantes figuras da literatura.
Muda-se para São Paulo, onde colabora para a "Revista do Brasil". Entusiasmado compra a revista e, transformando-se em editor. Publica em 1918, seu primeiro livro "Urupês", que esgota sucessivas tiragens. Transforma a Revista em centro de cultura e a editora numa rede de distribuição com mais de mil representantes.
No dia 20 de dezembro de 1917, publica no jornal O Estado de São Paulo, um artigo intitulado "Paranoia ou Mistificação?", onde critica a exposição de Anita Malfatti, pintora paulista recém chegada da Europa. Estava criada uma polêmica, que acabou se transformando em estopim do movimento modernista.
Tia Nastácia |
Lobato muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças.
Em 1921 publica "Narizinho Arrebitado", livro de leitura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do "Sítio do Pica-pau Amarelo". Em 1927 é nomeado, por Washington Luís, adido comercial nos Estados Unidos, onde permanece até 1931.
Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Parnaíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro.
Narizinho |
José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.
Há uma seleção com personagens inesquecíveis de Monteiro Lobato:
Marques de Rabicó |
2 – Dona Benta: Avó das crianças Narizinho e Pedrinho, Dona Benta é uma das avós mais marcantes da literatura mundial, que enquanto Tia Nastácia conta para as crianças lendas regionais, Dona Benta ilumina os pequenos com sua sabedoria culta ensinando-lhes matérias como geografia, astronomia, física, além de suas histórias fascinantes, e o melhor, sem ser chata.
3 – Visconde de Sabugosa: Um dos dons de Lobato era o de criar personagens originais, como o Visconde, um sábio boneco feito de sabugo de milho.
4 – Tia Nastácia: Responsável por dar um ar de brasilidade ao Sítio do Pica-pau amarelo, a bondosa cozinheira dava o gosto ao sítio, principalmente com seus bolinhos de polvilho. Lobato revelou que a personagem foi inspirada em uma cozinheira que trabalhava em sua casa, e também babá de seus filhos.
5 – Narizinho: A menina do nariz arrebitado tem sete anos, é morena como jambo, e não pode ver uma bacia de pipoca. Interessada, até mesmo conseguiu aprender fazer alguns bolinhos de polvilho, mas sua alegria mesmo é estar na companhia de sua boneca de pano, e se divertirem pelo sítio. Com o desenrolar das histórias Narizinho torna-se uma princesa.
Cuca |
7 – Pedrinho: Primo de Narizinho, o menino tem como grande virtude seu caráter aventureiro e corajoso, sempre se metendo em incríveis aventuras pelo sítio do pica-pau amarelo;
8 – Cuca: A cuca na verdade é um personagem do folclore brasileiro, assim como o saci, mas que foi imortalizada na obra de Monteiro Lobato. Mesmo sendo um personagem infantil, a bruxa com corpo de jacaré e cabelos louros, já deixou muita criança desobediente em alerta máximo.
Burro Falante |
10 - Quindim: É um rinoceronte que fugiu do circo onde trabalhava e acabou indo parar no Sítio. Muito simpático, como o próprio nome diz é um doce de criatura e foi eleito por Emília ‘tomador de conta do Sítio’, por causa de seu enorme tamanho.
11 - Saci: É uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. Tem uma perna só, usa um gorro vermelho e pita um cachimbo de barro. Faz travessuras e vive azucrinando a vida de todos no Sítio. Ficou amigo de Pedrinho depois que ele o tirou de um redemoinho de vento.
12 - Tio Barnabé: Humilde e boa gente, toma conta do Sítio. É um “preto velho” que sabe de todos os mistérios do mato. Cuida das galinhas e da Vaca Mocha da Emília. Está sempre fumando um cachimbo, que o Saci adora esconder.
9 – Jeca Tatu: Um dos personagens mais marcantes de Lobato, e fora dos moradores do sítio, o Jeca Tatu representou uma visão sem romantismo do caboclo brasileiro, principalmente ao afirmar que “O Jeca Tatu não é assim. Está assim.”
Obras de Monteiro Lobato
Idéias de Jeca Tatu, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920
Negrinha, conto, 1920
O Saci, literatura infantil, 1921
Fábulas de Narizinho, literatura infantil, 1921
Narizinho Arrebitado, literatura infantil, 1921
O Marquês de Rabicó, literatura infantil, 1922
O Macaco que se fez Homem, romance, 1923
Mundo da Lua, romance, 1923
Caçadas de Hans Staden, literatura infantil, 1927
Peter Pan, literatura infantil, 1930
Reinações de Narizinho, literatura infantil, 1931
Viagem ao Céu, literatura infantil, 1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
História das Invenções, literatura infantil, 1935
Memórias da Emília, literatura infantil, 1936
Histórias de Tia Nastacia, literatura infantil, 1937
Serões de Dona Benta, literatura infantil, 1937
O Pica-pau Amarelo, literatura infantil, 1939
Fábulas de Monteiro Lobato
O Cavalo e o Burro
A Coruja e a Águia
O Lobo e o Cordeiro
O Corvo e o Pavão
A Formiga Má
A Garça Velha
As Duas Cachorras
O Jaboti e a Peúva
O Macaco e o Coelho
O Rabo do Macaco
Os Dois Burrinhos
Os Dois Ladrões
A caçada da Onça
Jeca Tatu
É no livro "Urupês", que Monteiro Lobato retrata a imagem do caipira brasileiro, onde destaca a pobreza e a ignorância do caboclo, que o tornava incapaz de auxiliar na agricultura.
O Jeca Tatu é um flagrante do homem e da paisagem do interior. O personagem se tornou um símbolo nacionalista utilizado por Rui Barbosa em sua campanha presidencial de 1918. Na quarta edição do livro, Lobato pede desculpas ao homem do interior.
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