
O Calendário Positivista de Comte, elaborado em 1849, além de 13 meses com 28 dias, propõe a alteração do nome dos meses, sugerindo os de importantes personagens da religião, literatura, ciências, filosofia e política: Moisés, Homero, Aristóteles, Arquimedes, César, São Paulo, Carlos Magno, Dante, Gutenberg, Shakespeare, Descartes e Frederico II.
Um calendário de 13 meses com 28 dias cada mês é extremamente fácil de assimilar, memorizar e utilizar. Cria ritmo também para os meses – atualmente, os meses podem ter 28 dias em fevereiro nos anos comuns, 29 dias em fevereiro nos anos bissextos, 30 dias em abril, junho, setembro e novembro e 31 dias em janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.
Um detalhe essencial sobre o Calendário Positivista é que se trata de um calendário fixo. Quer dizer que o 365° dia do ano, que seria correspondente ao dia 29 do 13° mês, não cairia nem em um domingo, nem na segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira e nem no sábado. Seria uma data fora da contagem dos 7 dias da semana (Dia A).

Os mayas já sabiam, o ano tem 13 luas sim. Você mesmo pode fazer a simulação no site solarsystemscope. Nele você escolhe a língua portuguesa, seleciona a visão heliocêntrica e simula fixando um ponto. Depois você conta quantas vezes a lua dá uma volta em torno da terra até o ponto que você fixou e verá que isso ocorre 13 vezes no ano. Portanto, nosso ano tem 13 meses de 28 dias exatos.
seria perfeito.
ResponderExcluirSERIA O CORRETO... Na Eetíope é assim.
ResponderExcluirCade O 13???
ResponderExcluir