Nome original: S.H.I.E.L.D. - Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division
Tradução: Superintendência Humana de Intervenções Estratégicas, Logística e Defesa
Criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, a agência internacional S.H.I.E.L.D. é uma organização fictícia do universo Marvel, com objetivo de realizar a contra espionagem e manutenção da lei. Fundada pela ONU e financiada pelas potências da OTAN, destinada a proteger todo o planeta de ameaças de grande porte, desde terrorismo internacional até invasões alienígenas.
A sigla S.H.I.E.L.D. geralmente é traduzida para "Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuassão", como nas histórias mais recentes das revistas da Panini (em inglês quer dizer "Supreme Headquarters International Espionage Law-Enforcement Division").
É uma super organização, muito mais forte e importante do que qualquer outra (CIA, NSA, CTU...). Com uma mega base invisivel e flutuante liderada por Nick Fury. ela cuida dos interesses dos EUA e do mundo... E ainda ajuda Os Vingadores em suas missões.
A S.H.I.E.L.D. foi criada nos anos 60 como resposta a descoberta das operações da terrível organização subversiva internacional conhecida como Hidra. Para seu diretor de operações foi convocado o ex-soldado americano e ex-agente da CIA, coronel Nicholas (Nick) Fury.
Embora seja uma organização internacional, sem vínculos legais com qualquer nação, a maior parte dos agentes e do financiamento da organização partem dos EUA - o que a coloca sob grande influência desse país. É por isso motivo de críticas e discussões sobre o papel de "agente do imperialismo americano" da S.H.I.E.L.D. durante muitos anos.
Na teoria, seu corpo de diretores é multinacional e somente a ONU pode autorizar ações da agência. Na prática, ela já foi usada como arma pelas potências ocidentais na Guerra Fria e contra governos "rebeldes" do terceiro mundo várias vezes.
A principal base da S.H.I.E.L.D. está localizada em um gigantesco porta-aviões aéreo e a agência possuiu escritórios regionais e bases secretas em todas as grandes cidades do ocidente. Embora a maior parte das ações da organização seja secreta sua existência é de conhecimento público.
Nick Fury manteve o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. por décadas, tornando-se uma lenda viva nos meios de manutenção da lei e espionagem internacionais.
Diversas vezes seus métodos "diretos" o colocaram em confronto contra os burocratas, políticos e outros que controlam e fiscalizam a organização. Em anos recentes, ele teve de promover um grande "expurgo" na agência para dissolver grupos corruptos e ineficientes instalados na diretoria.
Ainda mais recentemente, porém, Fury teve de se afastar da direção da S.H.I.E.L.D. devido ao escândalo da descoberta de seu envolvimento em uma operação não-autorizada contra o governo democraticamente eleito da Latvéria, na qual usou operativos civis como agentes agressores, entre eles os super-heróis Capitão América, Homem-Aranha, Luke Cage e Viúva Negra. Fury desapareceu e hoje é um renegado, procurado para prestar contas por essa operação desastrosa que se tornou conhecida como "Guerra Secreta".
Fundador(es): Howard Stark †, Chester Phillips † e Peggy Carter;
Líder(es): Phil Coulson;
Antigos líderes: Robert Gonzales † (facção separada, antes da junção),
Nick Fury, Alexander Pierce †;
Membros notáveis: Phil Coulson, Melinda May, Skye, Leo Fitz, Jemma Simmons, Bobbi Morse, Lance Hunter, Billy Koenig, Sam Koenig, Alphonso Mackenzie;
Quartel General: Playground e Triskelion (anteriormente);
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 02/04/2020