domingo, 12 de agosto de 2018

Sítios arqueológicos do Seridó, no Rio Grande do Norte

Entre o sertão do Rio Grande do Norte e da Paraíba há uma região chamada Seridó. As pesquisas nesta região estão surpreendendo os especialistas. Ali se localizam os sítios arqueológicos Xiquexique 1 e 2 localizados no município de Carnaúba dos Dantas, RN. 
Fazendo parte do conjunto do Seridó, está o sítio arqueológico Mirador, em Parelhas, RN. As pinturas rupestres do Seridó datam de cerca de 9 mil anos. Foram feitas com tauá, mineral rico em óxido de ferro, e ainda são bem visíveis considerando que o local é aberto e sujeito à ação do clima.
Pinturas rupestres do Seridó
As pinturas se assemelham às da Serra da Capivara com traços finos, figuras de tamanhos pequenos e pintadas nas cores vermelha, amarela e branca. Mas trazem temas novos: há muitas imagens de pirogas, um tipo de embarcação rústica feita de um só tronco de árvore cavado e que ainda são muito comuns pelo interior do Brasil. 
Nas pinturas rupestres do Seridó há cenas de caça entre elas a que mostra dois indivíduos com as pernas flexionadas abatendo uma anta. Um deles traz um bastão enquanto o outro se posiciona para segurar o animal. Ambos usam cocares, porém de formatos diferentes. Ao lado de cada um, há uma cesta e um bastão. Abaixo deles aparece um outro animal, talvez já abatido. Duas figuras humanas, com os braços erguidos, seguram bastão e um recipiente semelhantes aos objetos retratados acima. 
Toda essa cena não tem mais do que 18 cm de comprimento. 
Outra pintura mostra uma cena de luta ou de ritual. A figura da esquerda está em movimento e segurando um objeto grande – um tacape ou borduna –, feito de madeira forte e cravado de ossos ou dentes. A figura da direita está parada mas ergue um bastão e usa um cocar com penas que descem pelas suas costas. Uma cena de luta ou de sacrifício mostra um indivíduo de cocar segurando dois bastões, um em cada mão. Ele aponta para a figura à sua frente como se fosse desferir o golpe. É curioso observar que a figura que ataca parece estar gritando.
Fonte: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/ 

Um comentário: