quinta-feira, 10 de julho de 2025

Hipismo e adestramento - Preparação e montaria no cavalo

 O vínculo entre o cavaleiro e o cavalo obtido inicialmente através da escovação do cavalo. 
O cavalo deve ser escovado, preferencialmente, todos os dias, passando-se a escova na cauda, na crina e na cabeça, sempre na direção dos pelos. Além de aproximar ainda mais o homem do cavalo, é o que faz o pelo se manter sempre com brilho. 
O casco deve ser limpo diariamente pois o acúmulo de cama, fezes e urina na sua sola, pode ocasionar problemas graves como a necrose de ranilha, por exemplo, que inutiliza o cavalo. 
Equipe o Cavalo - Prepare o equipamento de montaria. Verifique se todo o equipamento está à mão e em bom estado antes de instalá-lo no cavalo. 
Ponha sobre a sela o estribo e o látego que ficarão no flanco oposto do cavalo. Isso impede que ele seja atingido por eles quando a sela for posicionada.
Você pode deixar os estribos entrelaçados em cima da sela até o momento de montar o animal.
Coloque a manta no cavalo - O material da manta (tecido, lã, espuma, entre outros) depende do tipo de sela. Alinhe a parte dianteira da manta à cernelha do cavalo, que é o ponto na base do pescoço onde se encontram as omoplatas e geralmente coincide com o fim da crina.
Acomode a sela - Levante-a bem alto e apoie-a delicadamente no dorso da montaria, centralizada às mantas. Se estiver na posição correta, haverá uma faixa visível da manta à frente da sela.
Feche o cilha - A sela fica presa à montaria por uma cinta chamada cilha. Prenda-o primeiramente no lado direito, vá para o flanco esquerdo, puxe a cilha por baixo do ventre do animal e afixe-o no lado esquerdo da sela. 
Observe se a cilha está bem apertada. O ideal é que, num primeiro momento, ela tenha uma tensão equivalente a ¾ da que se costuma usar. Feito isso, faça o cavalo andar alguns passos para trás ou para a frente. Aperte a cilha gradativamente uma vez mais. A cilha deve estar apertada a ponto de ser possível inserir dois dedos entre ele e o cavalo sem que a sela se mova.
Ajuste o estribo - Com a sela bem instalada, coloque os estribos na altura adequada. Se você não vai praticar nenhuma modalidade específica de montaria, o comprimento dos estribos deve ser igual à distância entre a axila e a ponta dos dedos do cavaleiro.
Enfaixe a pata do cavalo - Esse passo é indispensável quando se vai exercitar o cavalo ou quando as patas precisam de suporte adicional. As patas podem ser protegidas com caneleiras equinas ou ataduras hípicas. 
O que vai usar dependerá das necessidades específicas do seu animal e dos itens que você tem à mão. Lembre-se de fazer a higiene adequada da área que será coberta pelas caneleiras ou ataduras. Deve-se enfaixar a pata partindo-se do joelho rumo aos tornozelos e, por fim, à base da canela do cavalo. 
Coloque as rédeas - Solte as correias e coloque as rédeas por cima da cabeça do cavalo. Isso é importante para que elas não se emaranhem com as tiras do cabresto. As rédeas são o principal meio de comando da montaria.
Coloque o cabresto - A coroa do cabresto deve passar por cima das orelhas do animal. Há quem ache mais fácil primeiro acomodar o cabresto na orelha do lado oposto e depois na que fica mais próxima de si. O cabresto deve ser encaixado com alça do crânio atrás das orelhas e a alça da fronte na frente delas.
Coloque o bridão na boca do cavalo. Segure a coroa, a focinheira e a coleira do cabresto a fim de que não atrapalhem. Ofereça o bridão ao cavalo, colocando um dedo em cada lado e empurrando-o delicadamente contra a boca dele. Caso o cavalo não o aceite, insira o dedão no canto da boca dele, onde não há dentes, pressionando sua língua.
Afivele a focinheira e a coleira - A coleira do cabresto deve ser afivelada à frente da garganta da montaria. A focinheira deve cruzar a cara horizontalmente, entre as narinas e os olhos. Ambas servem para manter o cabresto no lugar.
Monte o Cavalo - Uma das mais tradicionais maneiras de se montar um cavalo, conhecida por todos que pensam em cavalos, independente de ser ou não um esporte, lazer ou simplesmente curiosos, é do chão. 
Fique no lado esquerdo do cavalo e segure as rédeas com a mão esquerda, pois os cavalos estão mais acostumados a serem montados por esse lado. Segurar as rédeas na mão ajuda a controlar o cavalo durante a montagem. Apoie a mão esquerda com as rédeas no pescoço do cavalo, se for confortável. 
Coloque o pé esquerdo no estribo. Com o pé no estribo, salte sobre o pé direito e impulsione a perna esquerda para cima, como se estivesse subindo em um degrau alto. Passe a perna direita sobre o cavalo e coloque o pé no estribo.
Levante a perna direita suavemente sobre o dorso do cavalo. Tenha cuidado para não coicear o cavalo ao balançar a perna. Insira o pé direito no estribo direito.
Mantenha as costas retas e equilibre o corpo na sela.
Uma vez no selim, reserve um momento para se certificar de que está na posição correta para o equilíbrio, com a maior parte do seu peso apoiada nos ísquios, nas nádegas. Mantenha as costas retas.
Posicione as pernas de modo que os calcanhares fiquem diretamente abaixo dos quadris.
Com os pés nos estribos, coloque os calcanhares mais baixos que os dedos dos pés.
Os dedos dos pés devem ficar mais altos que os calcanhares. Mantenha as panturrilhas e os calcanhares alongados, mas não os force para baixo. Isso coloca muito peso no estribo, o que causa tensão nas pernas e mais saltos conforme o cavalo se move. 

© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 27/04/2025.


Nenhum comentário:

Postar um comentário