quarta-feira, 24 de abril de 2019

Corinthians 0 x 2 Santos - Campeão Paulista 1935


O Santos superou seus rivais e começou, no dia 17/11/1935, a escrever uma longa história vitoriosa. O adversário, naquele dia, era o Corinthians, e o Santos (que tinha somado 18 pontos), em seu 12º e último jogo na competição, precisava de apenas um empate para assegurar o seu primeiro título paulista. Ambos os alvinegros, e ainda o Palestra, tinham chances de título, e as duas últimas partidas do campeonato eram verdadeiros confrontos diretos.
No 1º turno da competição, o Corinthians havia vencido todos os jogos, mas depois, o time paulistano amargou 3 jogos sem vencer. Melhor para o Santos, que vinha logo atrás e aproveitou a chance de tomar a liderança até o final do campeonato.
No estádio de Parque São Jorge, o Corinthians era visto com certo favoritismo, por ter um time tradicional e forte que ainda jogaria em casa, e que estaria pronto para repetir as boas atuações do 1º turno e também da rodada anterior, quando goleou o Paulista por 5x1. Nada que assustasse os destemidos santistas, que entraram em campo com: Ciro, Neves e Agostinho; Ferreira, Marteletti e Jango; Saci, Mário Pereira, Raul, Araken Patuska e Junqueirinha. E aos 35', Raul pôs o time da Vila Belmiro na frente. O Corinthians tentou mudar o resultado da partida, mas no 2º tempo, aos 17', Araken daria números finais ao jogo: Corinthians 0 x 2 Santos. Era o glorioso alvinegro praiano mostrando que nasceu para ser grande, e daria ali seu primeiro passo para se tornar um gigante do futebol mundial.
Uma semana depois, o Palestra Itália vencia o clássico contra o Corinthians, e terminaria como vice-campeão, com 18 pontos. O Corinthians acabou em terceiro, com 15 pontos. O Santos acabou com o melhor ataque do torneio, com 32 gols marcados, e também a melhor defesa, com 12 gols sofridos em 12 jogos.

Ficha técnica do jogo do título:
S.C. CORINTHIANS P. 0 x 2 SANTOS F.C.
Data: 17 de novembro de 1935. Estádio: Parque São Jorge (São Paulo - SP)
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues

Corinthians:José; Jaú e Carlos; Brito, Brandão e Munhoz; Teixeira, Carlito, Teleco, Alberto e De Maria.

Santos: Ciro; Neves e Agostinho; Ferreira, Marteletti e Jango; Saci, Mário Pereira, Raul, Araken Patuska e Junqueirinha.

Gols: Raul aos 35' do 1º tempo e Araken patuska aos 17' do 2º.

Este foi o primeiro título estadual conquistado pelo Santos Futebol Clube.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/09/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário