sábado, 24 de agosto de 2013

Hulk no divã

Todo mundo tem um super-herói preferido. Adultos e crianças, em escalas variadas, identificam-se com as figuras míticas, fortes e invencíveis dos heróis ficcionais. Em segundo plano, porém, sempre recobertas por misteriosa névoa, ficam suas características psicológicas. Analisando os super-heróis em conjunto, na imensa maioria são órfãos que tiram sua força de algum trauma que tenha ocorrido em suas vidas, principalmente na infância.
Por mais "normal" que um super-herói possa parecer à primeira vista, o fato em si da dupla personalidade de Bruce Banner já caracteriza uma personalidade psicótica.
Quando o Dr. Bruce Ban­ner, esqui­zo­frê­nico que vive em luta cons­tante con­tra seu mons­tro inte­rior, é ven­cido por sua per­so­na­li­dade agres­siva inte­ri­o­ri­zada, aflora de “Hulk: agre­dido pelo pai na infân­cia“suas entra­nhas o poten­cial des­tru­tivo na forma de seu alter-ego Hulk. O mons­trengo verde per­mite ao Dr. Bruce lidar com sua iden­ti­fi­ca­ção pro­je­tiva e assim, projetando-se em Hulk, esca­par da culpa ou, ainda, encon­trar aí a cora­gem para rea­gir diante de situ­a­ções con­tra as quais sente-se impo­tente. Essa carac­te­rís­tica de sua per­so­na­li­dade, que mais tarde tomou pro­por­ções drás­ti­cas ao ser atin­gido por radi­a­ções gama, desenvolveu-se ainda na infân­cia, quando teria sofrido agres­sões por parte de seu pai.
Robert Bruce Banner era o filho de um alcoólatra que odiava profundamente. A mãe de Bruce Banner mostrou muito carinho para o seu filho, para onde direcionou seu amor, mas isso só serviu para alimentar a fúria de seu pai. Dr. Brian Banner foi um físico nuclear que trabalhava na produção de energia nuclear limpa como fonte de energia, mas ele estava com medo de sua exposição criasse genes mutantes em seu filho. Bruce mostrou sinais de alta inteligência em uma idade precoce que fortaleceu a crença de seu pai. Brian tornou-se violento com seu filho Bruce e quando sua mãe interveio, Brian assassinou. Assustado Bruce para manter a calma e salvar a sua própria vida desencadeou um instituto psiquiátrico com sua per­so­na­li­dade agres­siva.
Quando criança, Bruce foi retirado do convívio familiar, possivelmente desenvolvendo uma personalidade dividida para ajudar a lidar com sua dor e raiva. Bruce tinha achava difícil desenvolver amizades e muitas vezes agiu com extrema violência e agressão física nas mãos dos valentões da escola. Um incidente provocou-lhe para construir e plantar uma bomba no porão de sua escola. A bomba foi um fracasso, e Bruce foi expulso, mas os militares tomaram conhecimento de sua genialidade. Eventualmente, Bruce obteve um doutorado em física nuclear e começou uma carreira com eles.
Bruce Banner é o único personagem que recorreu a produtos químicos para superar traumas decorrentes do bulling que tomou desde a infância. O vestuário incentiva o consumismo, pois a cada vez que ele se transforma, as peças de roupa se rasgam e logo depois ele aparece com uma nova, advinda de sua fantástica fabrica secreta. Tudo isso nos faz perceber que o Hulk nada mais é do que um nerd que queria ficar bombadão pra conseguir uma namorada... mas como não queria suar nas academias, foi atrás dos raios gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário