quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Santos 0 (2) x (2) 0 Portuguesa - Campeão Paulista 1973

 Realizado há exatos 50 anos, o Campeonato Paulista de 1973 ficou marcado por um caso bizarro e ainda inédito em sua história centenária: dois times se sagraram campeões. O caso inusitado foi originado por uma lambança do então árbitro Armando Marques, que comandou a final entre Santos x Portuguesa.
Os times jogaram a decisão no Morumbi e empataram por 0 a 0 no tempo normal — o marcador persistiu zerado na prorrogação, e a decisão ficou para os pênaltis pela 1ª vez na história do Estadual. O problema é que o juiz literalmente bugou em meio aos chutes dos jogadores, encerrando o duelo quando o Santos de Pelé fez 2 a 0 e viu a Portuguesa errar três chutes. Marques simplesmente não percebeu que outros dois atletas da Lusa estavam aptos para bater e consagrou a equipe do litoral como campeã da edição em questão.
A situação piorou porque os atletas da Lusa desceram para o vestiário resignados com o vice e deixaram, pouco depois, o Morumbi. Enquanto isso, o clima era de comemoração entre os santistas, Minutos depois, o árbitro notou o erro e tentou chamar os jogadores de volta ao gramado, mas não encontrou ninguém da equipe derrotada no estádio.
Título dividido Diante do impasse, a FPF (Federação Paulista de Futebol) organizou uma reunião e declarou as duas equipes como campeãs — o Santos, que queria apenas continuar os pênaltis em uma outra data, aceitou dividir o título porque a Portuguesa ameaçou anular todo o jogo. Aquela foi a última conquista da Portuguesa na elite estadual. O Santos, por outro lado, venceu o Paulistão em nove oportunidades de lá para cá. Foi o 13º título paulista do Santos e o 3º da Portuguesa.

Ficha técnica
26 de agosto de 1973
Santos 0 x 0 Portuguesa (prorrogação)
Morumbi, São Paulo
Público: 116 156
Árbitro: Armando Marques.
Penalidades: Zé Carlos (Erro); Isidoro (Erro); Carlos Alberto (Convertido); Calegari (Erro); Edu (Convertido); Wilsinho (Erro). ???? Duas ultimas cobranças não executada.

Santos: Cejas; Zé Carlos, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo e Léo, Jair (Brecha), Euzébio, Pelé e Edu. Técnico: Pepe.

Portuguesa: Zecão; Cardoso, Pescuma, Calegari e Isidoro; Badeco e Basílio; Xaxá, Enéas (Tatá), Cabinho e Wilsinho. Técnico: Otto Glória.


Os outros 12 títulos foram conquistados em: 
1969 - SANTOS x PALMEIRAS (vice); 
1968 - SANTOS x CORINTHIANS (vice);
1967 - SANTOS x SÃO PAULO (vice); 
1965 - SANTOS  x PALMEIRAS (vice);
1964 - SANTOS x PALMEIRAS (vice); 
1962 - SANTOS x CORINTHIANS (vice); 
1961 - SANTOS x PALMEIRAS (vice); 
1960 - SANTOS x PORTUGUESA (vice); 
1958 - SANTOS x SÃO PAULO (vice);
1956 - SANTOS x SÃO PAULO (vice); 
1955 - SANTOS x CORINTHIANS (vice);
1935 - SANTOS  x PALESTRA ITÁLIA (vice).

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/09/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário