segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A ação das rédeas no comando do cavalo

Ajudas são os meios de que o cavaleiro dispõe para impor sua vontade ao cavalo. Basicamente, existem 03 (três) ajudas naturais que podem ser reforçadas pelas ajudas artificiais.
a - PERNAS: servem para impulsionar o cavalo. São o acelerador do animal; sua ação pode ser reforçada pelo emprego simultâneo da espora, chicote e/ou estalos de língua. Não existe equitação sem impulsão (vontade de mover-se para a frente). Logo, um cavalo que não atenda às indicações das pernas, será eternamente uma fonte inesgotável de problemas.
b - MÃOS: servem para direcionar a impulsão gerada pelas pernas. A ação das mãos suaves, elásticas e discretas distingue um bom ginete de um ginete medíocre.
c - PESO DO CORPO: em outros esportes tem importância capital na obtenção de um melhor rendimento (motociclismo, ciclismo, atletismo, iatismo, surfe, turfe, etc...). Na equitação, embora tenha idêntica importância, seu emprego é relegado a plano secundário, e muitas vezes assistimos ginetes experientes cometerem erros elementares com relação ao posicionamento do peso de seu corpo sobre o cavalo. Com o movimento do corpo, podemos facilitar a tomada pelo animal de determinados movimentos, mediante a sobrecarga ou alívio de nosso peso sobre a massa do cavalo.
d - AJUDAS ARTIFICIAIS: enredeamentos especiais: rédea fixa, rédea Chambon, rédea Thiedmann, rédea alemã e a rédea Colbert, por exemplo. Servem, quando bem utilizadas, para abreviar a duração de um trabalho específico para a obtenção de um determinado objetivo.

EFEITOS DE RÉDEAS
"As rédeas atuam por intermédio da mão do cavaleiro. Este deve ter o máximo cuidado em não surpreender o cavalo e empregar as rédeas sem prejudicar nem corrigir a ação das pernas. São cinco seus efeitos (...)"
PRIMEIRO EFEITO : Rédea direta de Abertura

Ações do cavaleiro: A mão direita desloca-se para direita e para frente com o braço estendido e a palma da mão voltada para cima; A mão esquerda é reguladora, inicialmente cede e depois regula; As pernas são aplicadas na posição normal e agem por batidas, limitando-se a gerar e manter a impulsão; O assento é levado ligeiramente para a direita.
Efeitos sobre o cavalo: Cabeça: volve levemente para a direita; Focinho: volve levemente para a direita; Pescoço: encurva-se à direita; Espáduas: a direita é levemente sobrecarregada; Garupa: nenhum efeito sobre a garupa.
Resultado: A rédea direita de abertura, leva o peso do pescoço para a espádua direita sem fazer oposição às ancas, que seguem a direção tomada pelas primeiras. O cavalo volverá à direita, avançando.


SEGUNDO EFEITO : Rédea direta de oposição ("mestra da garupa")

Ações do cavaleiro: A mão direita age paralelamente ao eixo longitudinal do cavalo, da frente para trás e para cima. A mão esquerda é reguladora; A perna direita, da posição é aplicada na posição atrás e age por pressão, para impelir a garupa para a esquerda; A perna esquerda, da impulsão, é aplicada na posição normal e age por batidas para gerar a impulsão; O assento é levado para a direita.
Efeitos sobre o cavalo: Cabeça: inicialmente volve à direita e depois para trás; Focinho: volve à direita e depois para trás; Pescoço: inteiramente curvado à direita; 
Espáduas: direita muito fortemente sobrecarregada; Garupa: impelida para a esquerda.
Resultado: A rédea direita direta de oposição encurva o pescoço à direita, levando seu peso sobre a espádua direita para fazer oposição às ancas e impeli-las à esquerda. Em consequência, as espáduas vão para a direita, a garupa para a esquerda e o cavalo volve para a direita.

TERCEIRO EFEITO : Rédea Contrária

Ações do cavaleiro: A mão direita age para a esquerda e para frente; A mão esquerda é reguladora; As pernas agem igualmente na posição normal, por batidas gerando a impulsão; O assento é levado para a esquerda.
Efeitos sobre o cavalo: Cabeça: volve para a direita e a nuca para a esquerda; Focinho: volve para a direita, para trás e para baixo; Pescoço: curva-se, levemente, para a direita; Espáduas: esquerda, levemente, sobrecarregada; Garupa: não sofre nenhum efeito.
Resultado: A rédea direita contrária faz inclinar a nuca para a esquerda, e põe o peso do pescoço sobre a espádua esquerda, sem fazer oposição às ancas. O cavalo volve para a esquerda.


QUARTO EFEITO : Rédea contrária de oposição na frente das espáduas ("mestra das espáduas)

Ações do cavaleiro: A mão direita age à esquerda e para trás, a frente das espáduas; A mão esquerda é reguladora; A perna direita é aplicada na posição normal, por batidas, gerando a impulsão; A perna esquerda atua na posição atrás, por pressão, impelindo a garupa para a direita; O assento é levado para a esquerda.
Efeitos sobre o cavalo: Cabeça: volve para a direita e depois para trás; Focinho: volve para direita e depois para trás; Pescoço: curva-se bastante para a direita; Espáduas: esquerda muito fortemente sobrecarregada; Garupa: impelida para direita por oposição às espáduas; O peso é transportado para trás, sobrecarregando a lateral esquerda.
Resultado: A rédea direita contrária de oposição na frente das espáduas, encurva o pescoço à direita, pondo o seu peso sobre a espádua esquerda e desloca as ancas para a direita, em consequência da oposição das espáduas às ancas. O cavalo volve para a esquerda.

QUINTO EFEITO : Rédea contrária de oposição atrás das espáduas ( "mestra da massa")

Ações do cavaleiro: A mão esquerda é reguladora; A perna direita é aplicada na posição atrás, por pressão, impelindo a garupa para a esquerda;- A perna esquerda, atua na posição normal, por batidas, gerando a impulsão; O assento é levado para a esquerda, no sentido do movimento .
Efeitos sobre o cavalo: Cabeça: volve para a direita e depois para trás; Focinho: volve para a direita e depois para trás; Pescoço: curva-se para a direita; Espáduas: esquerda muito sobrecarregada; Garupa: impelida para a esquerda, sobrecarregando o posterior esquerda.
Resultado: A rédea direita contrária de oposição atrás das espáduas, encurva o pescoço à direita e coloca o seu peso sobre a espádua e a anca esquerda, deslocando, quando o cavalo está em movimento, toda a massa para a frente e à esquerda pela oposição da cabeça e pescoço às espáduas e às ancas
.
O Manual Equitação da Federação Paulista de Hipismo está disponível em: 22_01_01 Manual Equitação da Federação Paulista de Hipismo.
© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário