segunda-feira, 15 de agosto de 2022

.:: Campeonato Mundial de Futbol – Chile 1962 ::.

 

A Copa do Mundo FIFA de 1962 foi a sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 30 de maio até 17 de junho. O evento foi sediado no Chile, tendo partidas realizadas nas cidades de Arica, Rancagua, Viña del Mar e Santiago (Ñuñoa). Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 10 delas europeias (União Soviética, Iugoslávia, Alemanha Ocidental, Itália, Suíça, Tchecoslováquia, Espanha, Hungria, Inglaterra e Bulgária) e 6 americanas (Chile, Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e México).

As seleções da Bulgária e da Colômbia faziam sua primeira participação na competição. A edição teve duas grandes goleadas: Iugoslávia 5 x 0 Colômbia e Hungria 6 x 1 Bulgária, além do empate com o maior número de gols em Copas: União Soviética 4 x 4 Colômbia, partida na qual foi marcado o primeiro (e até hoje, único) gol olímpico em Copas do Mundo. A copa contou com grandes jogadores, como Djalma Santos, Amarildo, Vavá e Garrincha do Brasil, Viliam Schrojf e Josef Masopust da Tchecoslováquia e Karl-Heinz Schnellinger e Uwe Seeler da Alemanha Ocidental.

A grande campeã desta copa foi a Seleção Brasileira de Futebol que, como campeã da Copa anterior de 1958, não havia participado das eliminatórias pois já tinha vaga garantida. A seleção contou com muitos jogadores da Copa da Suécia, como Gilmar, Djalma Santos, Nílton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe, Zito, Bellini, Garrincha e Pelé. Na primeira partida do Brasil, o jogador Pelé, que neste ano viria a ser campeão mundial pelo Santos FC, marcou seu primeiro gol, mas se contundiu no segundo jogo contra a Tchecoslováquia, não podendo continuar no campeonato. A partir deste ocorrido, muitos dizem que esta foi a "Copa de Garrincha", considerado pela maioria como o melhor jogador da Copa e um dos grandes responsáveis pela conquista brasileira, sagrando-se artilheiro da competição ao lado de Vavá (que tornou-se o grande goleador dos dois primeiros títulos mundiais do Brasil) e de outros quatro jogadores.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1962 foi disputada pela Tchecoslováquia, que havia eliminado a Iugoslávia e a Hungria; e o Brasil, que havia eliminado o Chile e a Inglaterra. A partida foi realizada em 17 de junho às 14h30min, Estádio Nacional do Chile, com um público estimado em 68 679 pessoas. Sob o apito do árbitro soviético Nikolay Latyshev, Josef Masopust abriu o placar aos 15 minutos, porém, 2 minutos depois, Amarildo empata o jogo, que termina o primeiro tempo no 1 a 1. Aos 24 minutos do segundo tempo, Zito vira o jogo para a equipe brasileira e Vavá, 9 minutos depois, amplia a diferença, fechando o placar em 3 x 1. O capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet e o segundo título do Brasil em Copas do Mundo.

Primeira Fase

Carta ilustrativos com os times participantes

No Grupo 1, a surpresa foi a eliminação prematura do Uruguai. O grande jogo foi um empate entre URSS e Colômbia em 4 a 4. Nessa partida, houve o primeiro (e até hoje único) gol olímpico da história das Copas marcado pelo colombiano Marco Coll. A segunda vaga ficou com a forte Iugoslávia. No confronto entre os países comunistas nessa fase, ocorreu uma das entradas mais violentas da historia das Copas, feita pelo ponteiro iugoslavo Muhamed Mujić no lateral soviético Eduard Dubynskyi. Essa fratura foi tão violenta que o lateral soviético acabou sendo praticamente inutilizado para o futebol.

No Grupo 2, os chilenos fizeram a festa ao ganharem da Suíça por 3 a 1 e da Itália por 2 a 0. Neste jogo valeu tudo, houve vários socos e pontapés dos dois lados e os italianos sofreram com a catimba sul-americana e também com a péssima arbitragem do britânico Ken Aston onde somente foram expulsos dois jogadores italianos. A Alemanha Ocidental que venceu o Chile por 2 a 0 ficou em primeiro e o Chile em segundo. A Azzurra estava fora.

No Grupo 3 na estreia o Brasil bateu o México por 2 a 0 com um gol antológico de Pelé em que driblou toda a defesa mexicana antes de tocar na saída de Carbajal. No segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, Pelé sofreu contusão e não voltaria a atuar nesta Copa. Amarildo teve a dificílima missão de substituir o rei e foi bem sucedido. O Brasil empatou com a Tchecoslováquia em 0 a 0, derrotou a Espanha em jogo dramático e de virada, 2 a 1. Por muito pouco, a equipe de Aymoré Moreira não foi eliminada na primeira fase. A Tchecoslováquia, mesmo perdendo para o México por 3 a 2, ficou com a outra vaga.


No Grupo 4 brilhou a Hungria que aplicou uma goleada de 6 a 1 na Bulgária. A Argentina, mesmo jogando perto de sua torcida caiu nesta fase com o empate em 0 a 0 contra a Hungria em uma grande atuação de Grosics, último remanescente do esquadrão húngaro de 1954. A outra vaga foi da Inglaterra, que apesar da derrota para a Hungria por 2 a 1, ganhou da Argentina por 3 a 1 e garantiu a vaga com o empate de 0 a 0 contra a Bulgária.

Quartas de final em diante

Seleção Brasileira de 1962. Arquivo Nacional.

Pode-se dizer que a Seleção Brasileira só decolou a partir das Quartas quando dizimou o English Team: 3 a 1, com gols de Garrincha e Gerry Hitchens no primeiro tempo, Vavá colocando o Brasil novamente à frente no início da segunda etapa e Garrincha fechando o placar. No dia seguinte, os jornais chilenos estampavam: "?Garrincha, de que planeta vienes?".

Uma surpresa foi a vitória da Tchecoslováquia contra a forte Hungria por 1 a 0. Os chilenos foram ao delírio ao despacharem a URSS por 2 a 1 e chegarem às semifinais. A Iugoslávia venceu a Alemanha Ocidental por 1 a 0, num dos vários duelos com os alemães válidos pelas Quartas de uma Copa do Mundo.

Nas semifinais o Brasil venceu o Chile, dono da casa, por 4 a 2 no Estádio Nacional lotado. Os chilenos, com o lema "como nada temos queremos tudo", surpreenderam e ficaram com um honroso terceiro lugar ao derrotar a Iugoslávia. A Tchecoslováquia, que cresceu durante a competição, venceu a Iugoslávia por 3 a 1.

Brasil e Tchecoslováquia novamente se encontrariam na final. Masopust abriu o placar. O Brasil empatou com Amarildo. Zito virou e Vavá marcou o terceiro. Com o placar em 3 a 1, o Brasil sagrar-se-ia bicampeão mundial de futebol.

Seleções Participantes

Brasil Campeão da Copa do Mundo de 1962

© Copyright Pnlopes – All rights Reserved

BRASIL
11º TEMPO1
TCHECOS
22º TEMPO0
390′ Minutos1
EXTRA
© Copyright Pnlopes – All rights Reserved
• Competição (Tournament): Copa do Mundo, Chile 1962 – Final – Jogo Único
• Data (Date): Domingo, 17 de Junho de 1962, ás 14:30 hs
• Estádio (Stadium): Nacional Julio Martínez Prádanos, Santiago (CHile)
• Público (Attendance): 68.679 expectadores
• Árbitro (Referee): Nikolay Latyshev (União Soviética / Soviet Union)
• Assistente 1 (Assistant Referee 1): Leopold Leo Sylvain Horn (Holanda / Netherlands)
• Assistente 2 (Assistant Referee 2): Robert Holley Bobby Davidson (Escócia / Scotland)
Advertências | Cautions | Sent OffAdvertências | Cautions | Sent Off
Nenhum (None)
Nenhum (None)
Goals | Gols | GolesGoals | Gols | Goles
1-1 Amarildo16’/1º
2-1 Zito (Cabeça)23’/2º
3-1 Vavá32’/2º
1-0 Josef Masopust09’/1º
Brasil – Brazil
Tchecosvolváquia – Czechoslovakia
01
02
03
05
06
04
08
07
19
20
21
Gilmar
Djalma Santos
Mauro Ramos ©
Zózimo
Nílton Santos
Zito
Didi
Garrincha
Vavá
Amarildo
Zagallo
01
12
03
05
04
17
19
06
11
08
18
Viliam Schrojf
Jiří Tichý
Ján Popluhár
Svatopluk Pluskal
Ladislav Novák ©
Tomáš Pospíchal
Andrej Kvašňák
Josef Masopust
Josef Jelínek
Adolf Scherer
Josef Kadraba
Coach: Aymoré Moreira 4-2-4
Coach: Rudolf Vytlačil 4-2-4

09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
22
Não Havia Substituições
Coutinho
Pelé [lesionado]
Pepe
Jair Marinho
Bellini
Jurandir
Altair
Zequinha
Mengálvio
Jair da Costa
Castilho (gk)

02
07
09
10
13
14
15
16
20
21
22
Não Havia Substituições
Jan Lála
Jozef Štibrányi
Pavol Molnár
Jozef Adamec
František Schmucker (gk)
Václav Mašek
Vladimír Koiš
Titus Buberník
Jaroslav Borovička
Jozef Bomba
Pavel Kouba (gk)
Observações e Curiosidades
❏ Com esse resultado o Brasil sagrou-se campeão mundial pela segunda vez;
❏ Os Bicampeões Mundiais: Gilmar, Djalma Santos, Mauro Ramos, Zózimo, Nilton Santos, Garrincha, Zito, Didi, Vavá, Zagallo, Pelé, Pepe, Bellini e Castilho;
❏ Uniforme do Brasil: Camisa Amarela, Calção Azul e Meias Brancas;
❏ Uniforme da Tchecoslováquia: Camisa Branca, Calção Vermelho e Meias Azuis;
❏ Os cartões (amarelo/vermelho) e as substituições foram introduzidas a partir da Copa de 70;

Fonte: wikipedia.org/

O Álbum Virtual da Copa do Mundo do Chile de 1962 está disponível em: 22_10_03 Álbum Caramelos Copa do Mundo Futebol Chile 1962.


O Álbum Virtual da Copa do Mundo do Chile de 1962 Lampo está disponível em: 22_10_03 Álbum Lampo Copa do Mundo de Futebol Chile 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário