sábado, 29 de maio de 2021

X5 - Como anotar partidas Xadrez

O TABULEIRO DE XADREZ
O tabuleiro de xadrez é um quadrado formado por 64 casas quadriculadas e de cores alternadas (entre clara e escura). Abaixo, é representado um tabuleiro de xadrez:
Conforme se nota, a primeira casa do lado esquerdo de cada jogador é de coloração escura. As casas são alfa-numeradas, de tal forma que a combinação da letra e do número fornece o nome da casa correspondente. Assim, observando a primeira casa do lado esquerdo e de coloração escura para as brancas, onde se encontra a Torre da Dama, essa casa tem o nome “a1”.

AS PEÇAS DE XADREZ
Acerca de cada uma das peças, as mesmas são descritas por sua inicial em maiúscula para efeitos de anotação. Porém, a língua usada pode diferir em se tratando de jogos internacionais, por exemplo. Neste caso, quase sempre se depara com a língua inglesa. Observe abaixo as iniciais usadas na notação no idioma português (Brasil) e no idioma inglês:
Torre.
Nas representações do método algébrico de anotar partidas é T ou R (sendo o primeiro, derivado do Português e o segundo, do Inglês);
Cavalo. Também varia em dois, pela mesma razão acima descrita (diferença de idiomas) sendo no Português C e no Inglês N;
Bispo. No sistema de notação algébrico é só um: o B;
Dama. Também varia, sendo no Inglês Q e no Português D;
Rei. Sua notação em Português é R e em Inglês é K.
Peão. Não possui nenhuma notação para fins de anotação de partida.
Para anotar partidas, segue-se as regras seguintes:
  1. Lance Normal: Anota-se a inicial da peça que se foi movida e em seguida a casa para onde a peça foi movida, lembrando que a coordenada da casa deve ser dada em letra minúscula. Sendo assim, o Cavalo do Rei que, no início, estava na casa “g1” e foi para “f3”, anotando por este sistema fica: “Cf3” (forma algébrica abreviada). Ainda se pode anotar também em Inglês, com “Nf3”. Outra forma, mais extensa de se anotar é “Cg1-f3” (forma algébrica completa). Do exposto, vimos que há duas formas de notação algébricas: a forma algébrica abreviada e a forma algébrica completa. Pela primeira, anota-se apenas a casa de chegada da peça, enquanto pela segunda, anota-se a casa de saída e de chegada da peça. Quando se move um peão, basta anotar qual a casa de chegada. Assim, o peão que estava em “e2” e se moveu para “e4”, anotando-se o lance fica “e4” e não “Pe4”;
  2. Lance de captura: Anota-se a inicial da peça que está capturando a peça do adversário. Depois anota-se um “x” (que é o sinal de captura da peça), e em seguida anota-se a casa onde estava a peça que foi capturada. Assim, “Bxf6” significa que o Bispo (B) capturou (x) uma peça que estava em “f6”. A captura de peões é feita da mesma forma, mas, se usa a letra minúscula da casa onde ele se encontrava. Assim, “gxf4” significa que o peão que estava em alguma casa da coluna “g” capturou alguma peça que se encontrava em “f4”;
  3. Lance de Promoção de Peão: Anota-se o lance de movimento do peão normalmente, acrescido de um sinal de igual (=) e da inicial da peça a que o peão foi promovido. Dessa forma, quando temos um peão branco na casa “c7” e ele vai se mover para se promover a Dama, por exemplo, segue-se a anotação da seguinte forma: “c8=D”;
  4. Lance de captura "en passant": Em primeiro lugar, anota-se o lance de captura normalmente, imaginando que o peão adversário houvesse movido apenas uma casa e, em seguida, anota-se as iniciais de en passant (e. p.). Para sinalizar de exemplo, imagine que o jogador das negra avance o peão de “d7” para a casa “d5”, ultrapassando a casa “d6”, atacada por um peão branco que esteja localizado em “e5”. O condutor das brancas toma o peão de “d5” en passant e vai para a casa “d6”, possível neste caso, anotando: “exd6 e.p.” Note Bem: Somente o peão pode capturar en passant, e a peça capturada por essa jogada sempre vai ser outro peão.
Tabela para anotação de partidas de Xadrez disponível em: 23_11_02 Anotação de partidas de Xadrez SRG.

© 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário