segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Penso, LEGO existo?

Lego é o brinquedo mais genial do mundo, pois é composto de peças que possibilitam construção e reconstrução, em infinitas possibilidades. E de forma genial, foram reconstruídos vários fatos históricos utilizando as simpáticas pecinhas da Lego. Em algumas fotos, as pecinhas estão sorridentes demais, considerando o fato recriado.
1. Almoço nas Alturas
Recriação da foto de Charles C. Ebbets, de 1932. Mostra o 69.º andar do edifício do Rockfeller Center, em construção.
DATA DA FOTO: 20 de setembro de 1932. FOTÓGRAFO: Charles C. Ebbets. LOCAL: Nova York, EUA.
Fotografia de Charles C. Ebbets, em 1932, no 69.º andar do edifício do Rockfeller Center, em construção.
A fotografia mostra 11 homens almoçando, sentados em uma barra de ferro, centenas de metros acima da cidade de Nova York.  Esta foto, Almoço nas Alturas, é uma das fotografias mais vendidas de todos os tempos.
2. Soldado no Dia-D
Recriação da foto de Robert Capa, de 1944. Soldado norte-americano durante o desembarque no Dia D na praia de Omaha, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 6 de junho de 1944. Dia em que a chamada Operação Overlord foi posta em prática pelos aliados nas praias da Normandia, no norte da França. Os planos para a invasão da França começaram a ser traçados pouco mais de um ano antes, numa reunião entre Winston Churchill e Franklin Roosevelt. Em dezembro de 1943, quando o general americano Dwight Eisenhower foi nomeado comandante supremo da Força Expedicionária Aliada, também ficou definido que o desembarque se daria numa área de 80 quilômetros de extensão, entre a cidade de Cherbourg-Octeville e a foz do Rio Sena, na região da Baixa Normandia.
3. Bandeira em Iwo Jima
Recriação da foto de Joe Rosenthal, de 1945. Militares do 28º regimento erguem bandeira norte-americana no alto do Monte Suribachi, na ilha japonesa de Iwo Jima.
DATA DA FOTO: 23 de fevereiro de 1945. FOTÓGRAFO: Joe Rosenthal. LOCAL: Iwo Jima, Japão.
Militares do 28º regimento erguem bandeira norte-americana no alto do Monte Suribachi, na ilha japonesa de Iwo Jim. O nome de Iwo Jima ficou famoso em 1945, após a sangrenta batalha entre os exércitos japonês e americano durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45). O confronto, o primeiro em território japonês durante a grande guerra, matou 7 mil soldados americanos e 22 mil japoneses, e foi retratado em dois filmes do diretor Clint Eastwood, "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima".
4. Soldados Soviéticos em Berlim
Recriação da foto de Yevgeny Khaldeium, de 1945. Soldado da União Soviética ergue a bandeira no teto de Reichstag em Berlim.
DATA DA FOTO: 30 de abril de 1945. FOTÓGRAFO: Yevgeny Khaldei. LOCAL: Berlim, Alemanha.
Depois de Hitler se esconder em Berlim com grande número de nazistas em seu Bunker (esconderijo subterrâneo), finalmente os soviéticos desfazem o cerco alemão e invadem Belim. Na foto, um soldado da União Soviética ergue a bandeira no teto de Reichstag em Berlim (prédio do parlamento que passou a ser usado para fins de propagada nazista durante a Segunda Guerra Mundial).
5. Beijo na Times Square
Recriação da foto de Alfred Eisenstaedt, de 1945, após o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial. A fotografia foi imortalizada pela revista “Life”.
DATA DA FOTO: 14 de agosto de 1945. FOTÓGRAFO: Alfred Eisenstaedt. LOCAL: Times Square, NY, EUA.
A fotografia intitulada “O Beijo” foi tirada na Times Square no dia 14 de agosto de 1945 por Alfred Eisenstaedt. Nesse dia, os americanos saíram às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
O Marinheiro se perdeu na História e nunca foi localizado, mas a enfermeira foi Edith Shain, que na época tinha 26 anos e trabalhava para o Doctor's Hospital de Nova York, e morreu aos 91 em 2010.




6. Corredor na Linha de Chegada
Recriação da foto Norman Potter, de 1954. Roger Bannister quebrando o recorde de quatro minutos, completando a distância em 3 min 59,4 s em Oxfordshire, Inglaterra.









7. Monge em Chamas
Recriação da foto de Malcolm Browne, de 1963. O monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação.
DATA DA FOTO: 11 de junho de 1963. FOTÓGRAFO: Malcolm Browne. LOCAL: Saigon, Vietnã.
Monge budista vietnamita que sacrificou-se até a morte numa rua super movimentada de Saigon. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem.

8. Flor para o exército
Recriação da foto Marc Riboud, de 1967. Jan Rose Kasmir, aos 17 anos, enfrenta os soldados da Guarda Nacional com uma flor nas mãos, durante o protesto contra a Guerra do Vietnã.
DATA DA FOTO: Março de 1967. FOTÓGRAFO: Marc Riboud. LOCAL: Washington, EUA.
Na foto, a adolescente americana, Jan Rose Kasmir, aos 17 anos, enfrenta os soldados americanos da Guarda Nacional fora do Pentágono com uma flor nas mãos, durante o protesto contra a Guerra do Vietnã.

9. Execução de Vietcong
Recriação da foto de Eddie Adams, de 1968. Ganhadora do prêmio Pulitzer e mostra a execução de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon.
DATA DA FOTO: 1 de fevereiro de 1968. FOTÓGRAFO: Eddie Adams. LOCAL: Saigon, Vietnã.
Uma das fotos mais famosas da História. A foto que mostra o assassinato por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong (Nguyễn Văn Lém). Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que converteu-se em fotógrafo paisagístico.

10. Bed In
Recriação da foto de arquivo, de 1969. John Lennon e Yoko Ono abre o quarto do seu hotel para a imprensa, em evento conhecido como Bed-In for Peace (Na cama para a paz).














11. Homem na Lua
Recriação da foto de Neil Armstrong, de 1969. O astronauta fotografou Edwin “Buzz” Aldrin caminhando na superfície da lua.
DATA DA FOTO: 1969. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Lua.
O astronauta Buzz Aldrin pisando na Lua. Varios especialistas que analisaram essa e mais sete fotos garantem que a foto é falsa. Eles afirmam que à iluminação e outros detalhes indicam que elas foram realizadas em um estúdio, e não na superfície da Lua.









12. Torcedor Nu no Estádio
Recriação da foto de Ian Bradshaw, de 1974. Este homem, Michael O’Brien, invadiu o campo nu durante uma partida de rúgbi entre a Inglaterra e a França.
DATA DA FOTO: Fevereiro de 1974. FOTÓGRAFO: Ian Bradshaw. LOCAL: Londres, Inglaterra.
Este homem, Michael O'Brien, invadiu o campo nu durante uma partida de rúgbi entre a Inglaterra e a França nesta pequena cidade londrina. Rapidamente os policiais cobrem as partes genitais do rapaz com um chapéu.

13. Massacre na Praça da Paz Celestial
Recriação da foto de Jeff Widener, de 1989, a mais famosa da revolta estudantil chinesa daquele ano. Um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e anonimamente faz parar uma fileira de tanques de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário