sábado, 11 de julho de 2009

Aula 11.3 - O-goshi – 大腰

O O-goshi (O = maior, Goshi = quadril) é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 1º Kyo do Go Kyo, comumente pedido em exames de Gokiu (Faixa Amarela) ou Rokukiu (Faixa Azul) ou Nanakiu (Faixa Cinza). É classificada como Koshi-waza.
O O goshi (grande lance do quadril) consiste em jogar o adversário sobre seu quadril e para o chão.
Detalhes Waza: A partir da postura natural, Tori (Jogador técnica em execução) lança seu Tsurite (Levantamento de mão) e estende-lo ao redor sob Uke (Jogador receber ataque do oponente) axila à sua volta. 
Tori (Jogador técnica em execução), em seguida, rapidamente agarra a parte de trás do Uke (Player receber ataque) cinto do adversário, gira seu corpo ao redor, enquanto puxa Uke (ataque do jogador oponente recebendo) cintura contra suas costas. 
Com a cintura mais baixa do que Uke (ataque do jogador oponente recebendo), ele puxa Uke (Jogador receber ataque do oponente) em seu quadril e em seguida, gira para jogá-lo para baixo. 
O footwork durante este lance é o mesmo que durante o Seoi-nage (arremesso de ombro) . 
Durante a competição real, este Waza muitas vezes começa por um passo à frente do lado (e não a partir de uma postura de cabeça erguida ), e com o quadril, em seguida, ser empurrado contra o adversário. Este Waza é eficaz quando existe uma certa distância entre os dois combatentes, como quando em um Yotsu Kenka (apertos assimétricos de dois jogadores adversários) postura (apertos assimétricos de dois jogadores adversários), etc, onde outro Waza são inviáveis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário