Judogi é o nome do uniforme usado na prática do judô. Jigoro Kano criou o judogui do kimono japonês tradicional que se usava na virada do século XX, tornando-o assim o primeiro uniforme para artes marciais.
Com o tempo o comprimento da calça e das mangas aumentaram, o algodão cru ganhou uma coloração branca e criou-se o azul para competições. Um judogi é formado por três estilos de tecido diferentes. Um mais forte usado no uwagi (jaqueta), um mais leve no shitabaki (calça) e algodão no obi (faixa).
Os competidores usarão um Judogi obedecendo às seguintes condições: Robusto e feito de algodão ou outro material semelhante, em boas condições. De cor azul para o primeiro competidor e branco, ou quase branco, para o segundo competidor.
O casaco deve ser suficientemente comprido de forma a cobrir as coxas e deverá no mínimo atingir os pulsos, quando os braços estão estendidos ao lado do corpo. O corpo do casaco deve ser usado com a parte esquerda por cima da direita e deve ser suficientemente amplo de forma que se sobreponha a base do tórax. As mangas do casaco poderão atingir no máximo a articulação do pulso.
As calças devem ter comprimento suficiente para cobrir as pernas e deverão no máximo, atingir a articulação do tornozelo.
Uma faixa forte, de cerca de 5cm de largura, cuja cor corresponde à graduação, deverá ser utilizado por cima do casaco dando duas voltas à cintura e atado com um nó direito com a primeira volta dentro do nó, apertado de modo a impedir que o casaco fique demasiado solto e suficientemente comprido de forma a deixar 20cm a 30cm de cada lado do nó, depois de atado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário