sexta-feira, 10 de julho de 2009

NAGE WAZA - Técnicas de arremesso - Aula 11

Nage waza (arremesso no judô) pode ser dividido em dois tipos principais: tachi waza (técnicas em pé) e sutemi waza (técnicas de sacrifício). O tachi waza são divididos em o "te waza" (técnicas de mão), "Koshi waza" (técnicas de quadril), e "ashi waza" (técnicas de pé / perna) grupos, eo sutemi waza são divididos em o "ma sutemi waza "(sacrifícios frente) e" yoko sutemi waza "(sacrifícios laterais) grupos. 
Embora as mãos, quadris e pés são usados ​​em todas estas técnicas, os nomes técnica são retirados da parte do corpo ou ação que é central para o movimento. O principal Nage waza são mostrados abaixo. Nestas explicações, a pessoa que aplica a técnica é identificado como "toros", e que a pessoa que recebe a técnica é identificado como "uke".

Osoto-gari
 - O-soto-gari – 大外刈 (grande colher externo): Tori rompe o equilíbrio do uke, empurrando-o de volta, então tori usa a perna direita para varrer perna direita do peso-rolamento do uke no chão em um movimento diagonal por trás.
O O-soto-gari (O = maior, Soto = por fora, Gari = foice)  é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 1º Kyo do Go Kyo, comumente pedido em exames de Gokiu (Faixa Amarela) ou Rokukiu (Faixa Azul) ou Nanakiu (Faixa Cinza). É classificada como Ashi-waza.
Os estilos de ju-jutsu o chamavam de o-soto-gari e o ko-soto-gari de ko-soto-gama assim como outras técnicas que levavam o gari no nome tinham o sufixo gama. Jigoro Kano quem mudou os nomes de gama para gari.
Ippon-seoi-nage 

2 - Ippon-seoi-nage – 一本背負投 (One-braço ombro jogar): Tori rompe o equilíbrio do uke, puxando-o diretamente para a frente.
Com o braço direito inserido sob a axila do uke, tori gira em torno de seu pé direito com as costas contra uke. Tori então abaixa o ombro direito e joga uke por cima do ombro em um movimento circular.
O Ippon-seoi-nage (Ippon = Único, Seoi = ombro ,Nage = arremessar)  é uma técnica extra que ficou de fora do Go Kyo. É classificada como Te-waza.



Harai Goshi
3 - Harai-goshi – 払腰 (hip varrer jogar): Tori rompe o equilíbrio do uke, puxando para a frente e para a direita. Tori, em seguida, gira para que seus quadris são contra uke, e usa a perna direita para varrer perna direita do peso-rolamento do uke no chão, e, finalmente, joga uke sobre seu quadril.
O Harai-goshi (Harai = varrer, Goshi = quadril)  é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 2º Kyo do Go Kyo , Dai-nykio, comumente pedido em exames de Yonkyu ou Shikyu (Faixa Laranja/ Abóbora). É classificada como Koshi-waza.Há duas versões sobre a origem desta técnica A primeira diz que Sakujiro Yokoyama tinha essa como seu golpe favorito, que era conhecido no jiu-jitsu como como tengu-nage ou tengu-shô, originária do estilo Tenjin-Shinyôryu, o qual estudava antes de entrar para o Kodokan.
A outra versão diz que Jigoro Kano fora o criador desta técnica na sequência do uki-goshi, porém esse já existia no jiu-jitsu com o mesmo nome.

Ouchi-gari
4 - Ouchi-gari – 大内刈 (grande interior colher): Tori empurra Uke para trás, ou para trás e para a esquerda, em seguida, coloca a perna direita para trás a perna esquerda de Uke (ao nível do joelho) e varre a perna esquerda de Uke do chão para jogá-lo para baixo.
O Ouchi-gari (O = maior, uchi = interno  , gari = foice )  é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 1º Kyo do Go Kyo, comumente pedido em exames de Gokiu (Faixa Amarela) ou Rokukiu (Faixa Azul) ou Nanakiu (Faixa Cinza). É classificada como Ashi-waza.

Ko-uchi-gari e o-uchi-gari eram uma sequência aplicada com maestria por Noburo Yamamoto. Originalmente essa técnica era chamada de buchin-nage.


Uchi mata
5 - Uchi mata (Inner envolvente coxa jogar): Tori rompe o equilíbrio do Uke, puxando-o para a frente, em seguida, insere uma perna atrás das coxa esquerda de Uke e sweep é isso do chão com sua coxa direita.
Uchi-mata é um dos golpes originais de arremesso do judô desenvolvido por Jigoro Kano e também do Jiu-Jitsu, este segundo mais antigo. Ensinado a atletas na faixa laranja de judô, o uchi mata é considerado uma técnica de arremesso de pés (ashi-waza). Por utilizar considerável movimento de quadril, muitos apontam o uchi-mata como golpe de quadril (koshi waza).
O golpe é aplicado ao desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas com uma mão e no braço com a outra. Com a pegada definida, o lutador gira o corpo, encaixa uma perna entre as pernas do adversário, levanta-a e puxa o oponente com os braços sobre o quadril.


Tomoe nage
6 - Tomoe nage (Circular jogar): Tori rompe o equilíbrio do Uke, puxando-o para a frente, em seguida, desliza em uma postura supina (virado para cima) entre as pernas de Uke, com a sola de um dos pés colocado contra a área do estômago do Uke. Tori, em seguida, carrega o corpo de Uke sobre a sua própria cabeça com essa perna, atirando assim Uke para o chão.
O tomoe-nage é uma técnica de mae-sutemi-waza, ou seja, é uma técnica de sacrifício, onde o kuzushi do golpe envolve o uso do sacrifício da posição de domínio. No tomoe-nage, o tori tem que sacrificar sua posição de domínio, caindo no chão mas usando o movimento da queda para puxar o uke e arremessá-lo frontalmente. Tomoe-nage significa justamente isso: arremesso circular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário