sábado, 11 de julho de 2009

Aula 11.4 - Koshi-guruma – 腰車

O Koshi-guruma (Koshi= Quadril, Guruma = Roda)  é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 2º Kyo do Go Kyo, Dai-nikyo, comumente pedido em exames de Yonkyu ou Shikyu (Faixa Laranja/ Abóbora). É classificada como Koshi-waza.
Por causa do cruzamento de quadris, essa técnica era chamada de juji-goshi ou daki-kubi-goshi, essa última pelo fato de segurar o pescoço caindo o tori e uke juntos.
Resumo: Este Waza possui um lance de rotação dinâmica ao longo dos quadris.
Características deste Waza: No Koshi-guruma (roda Hip) Waza, Tori (Jogador técnica em execução) envolve um braço em torno da volta de Uke (Jogador receber ataque do adversário) no pescoço e leva-o para a parte de trás de seu quadril, em seguida, gira como uma roda para jogá-lo .
Detalhes Waza
Neste Waza, Tori (Jogador técnica em execução) agarra Uke (ataque receber Jogador do adversário) Área meados de manga com sua Hiki-te (Puxando a mão), ea parte de trás do Uke (Jogador receber ataque do oponente) colar com seu Tsurite (Levantamento de mão ).
Tori (Jogador técnica em execução), em seguida, usa sua mão puxando para puxar Uke (ataque do jogador oponente recebendo) para a frente, enquanto a mudança de sua mão de elevação da parte de trás da gola de uma postura em que o braço é em torno de Uke (ataque do jogador oponente receber ) pescoço
. Quando puxado para a frente por Tori (Jogador técnica em execução) que puxa a mão, Uke (ataque do jogador oponente recebendo) corpo se move em direção a Tori (Player execução técnica) puxando lado, induzindo-o a dar um passo adiante.
Neste ponto, Uke (recebendo Jogador ataque do adversário) é em uma postura de lado. Como Tori (Jogador técnica em execução) envolve seu braço em volta de Uke (ataque do jogador oponente recebendo) no pescoço, ele rapidamente gira e coloca seu quadril contra o Uke (Jogador receber ataque do oponente). Tori (Jogador técnica execução) faz isso ao mesmo tempo, dobrando os joelhos e inclinando o tronco para a frente, assim desestabilizando ainda mais Uke (ataque do jogador oponente recebendo) equilíbrio para a frente.
Empurrando seus quadris profunda, de modo que eles são transversalmente a Uke (recebendo Jogador adversário de ataque) quadris, Tori (Jogador técnica em execução) usa tanto a força da mola gerada por endireitar os joelhos, e a força de seu braço em volta de Uke (ataque do jogador oponente recebendo) no pescoço, para jogar Uke (Jogador receber ataque do adversário) sobre seus quadris e para o chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário