segunda-feira, 13 de julho de 2009

Exame de judô para a faixa cinza

No judô você começa com a faixa na cor branco, o Mestre Jigoro Kano é fundador do Judo
Judogi é o nome do uniforme usado na prática do judô. Jigoro Kano criou o judogui do kimono japonês tradicional que se usava na virada do século XX, tornando-o assim o primeiro uniforme para artes marciais. Com o tempo o comprimento da calça e das mangas aumentaram, o algodão cru ganhou uma coloração branca e criou-se o azul para competições
Um judogi é formado por três estilos de tecido diferentes. Um mais forte usado no uwagi (jaqueta), um mais leve no shitabaki (calça) e algodão no obi (faixa). Em geral é feito de algodão, mas é possível encontrar com outros elementos mais resistentes como é o caso do rip-stop.
Dojo (道場, sítio do caminho, Dōjō) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. O treino de Judô são disputadas entre duas pessoas sobre um tapete quadrado com medidas entre 8 a 10 metros de cada lado. Há um juiz principal e dois árbitros assistentes. Qualquer uma das 67 técnicas de arremesso e 29 técnicas de luta pode ser usado para ganhar.
No judo há quatro tipos de pontuação. O objetivo é conseguir um ponto inteiro, chamado de ippon (一本). O waza-ari (技あり) corresponde a meio-ponto, logo dois dele fazem um ippon.
O yuko (有効) quer dizer efetivo e koka (効果) pontuação menor. Esses dois se diferenciam pelo fato de que sua quantidade não é somada para fazer pontuações maiores, como o waza-ari.
Caso a partida não seja decidida por um ippon, valerão as melhores pontuação. Se ninguém tiver feito um koka ao menos, terão de lutar novamente ou o juiz declarará como empate. Caso seja decidido uma nova luta, aquele que conseguir qualquer ponto ganha, esse é chamado de golden score.
O juiz principal decide qual ponto é dado para qual competidor. O juízes das pontas podem fazer um sinal caso não concordem com a pontuação e o juíz pode voltar atrás ou não em sua decisão.
Uma das primeiras coisa que se aprende no judô são as formas de se sentar. Há duas formas de se sentar em um tatame: a forma de sentar e a mais usual nas academias durante as aulas , pois não é cansativa e a outra forma é também adotada para se assistir aulas mas é mais usada para se fazer a saudação inicial
Para conquistar a faixa Cinza o praticante de judô deve saber o vocabulário básico: Jigoro Kano = Pai do Judô; Sensei = Professor; Judô = Caminho Suave; Judogi = Uniforme do Judô; Obi = Faixa.
Deve também saber contar de 1 a 10: Iti (1) - Ni (2) - San (3) - Shi (4) - Go (5) - Roku (6) - Shiti (7) -Rati (8) - Kyu (9) - Dyu (10).
No tatame deverá demosntrar: Ukemi (Amortecimento de Quedas): Ushiro - ukemi = Amortecimento de queda de costas; Yoko - ukemi = Amortecimento de queda de lado; Mae - ukemi = Amortecimento de queda de frente; Zempô Kaiten - ukemi = Queda com giro frontal.
Já as práticas de Nage - Waza (Técnicas de projeção) a serem demosntradas são: Ashi-waza (Técnicas de pé ou perna); Te-waza (Técnicas de braço); Koshi-waza (técnicas de quadril); O-soto-gari; Ippon-seoi-nage; O-goshi; Koshi-guruma alem do Katame - Waza (Técnicas de domínio de solo): Hon-kesa-gatame e Yoko-shiro-gatame. Demonstrar as técnicas de posturas (shisei): shisei hontai (postura básica do corpo) e jigo hontai (postura defensiva do corpo). E executar as formas de pegada: migui (direita) e hidari (esquerda). 
Kumi-Kata (Pegadas, formas de pegar)
Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e no chitabaki(calça) Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
As noções técnicas básicas de pegadas são denominadas: MAE-SODE = pegada na ponta da manga; NAKA-SODE = pegada no meio da manga; OKU-SODE = pegada na parte alta da manga; MAE-ERI = pegada na parte inferior da gola; NAKA-ERI = pegada não meio da gola; UWA-ERI = pegada na parte alta da gola; USHIRO-ERI = pegada atrás da gola e USHIRO-OBI = Pegada na faixa atrás do corpo.
1 - O-soto-gari (O = maior, Soto = por fora, Gari = foice)  é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 1º Kyo do Go Kyo, comumente pedido em exames de Gokiu (Faixa Amarela) ou Rokukiu (Faixa Azul) ou Nanakiu (Faixa Cinza). É classificada como Ashi-waza.
O-Soto-Gari: é a técnica mais indicada para se usar como primeiro golpe a ser ensinado e foi essa que usamos em aula, pois ela inibe o medo da queda, é uma movimentação simples de quadril e de membros inferiores e a dupla pode ajudar o seu companheiro a diminuir o impacto com solo.
2  - O-goshi (O = maior, Goshi = quadril) é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 1º Kyo do Go Kyo, comumente pedido em exames de Gokiu (Faixa Amarela) ou Rokukiu (Faixa Azul) ou Nanakiu (Faixa Cinza). É classificada como Koshi-waza.
O-Goshi: é uma técnica um pouco mais complexa que o O-soto-gari pois o aluno que está sendo golpeado perde o contato com solo, o movimento que um dos iniciantes fazer é levantar seu companheiro com quadril e com parte posterior do corpo, fazendo uma "cama de gato" no adversário.
Outra coisa que se aprende no judô são as formas de se pegar no Kimono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário