A lenda diz que os princípios do judô foram descobertos durante um inverno rigoroso, observando que os ramos de cerejeira reagiram de forma diferente sob o peso da neve. A neve quebrava o galho mais grosso, já o galho mais fino e flexível e se livrava do "agressor" deixando a cair. Assim "O caminho suave" nasceu.
Com base nesta observação e técnicas de luta dos samurais, Jigoro Kano, em 1882, lançou os princípios fundadores de uma nova disciplina: Judô.
Oferecendo desenvolvimento físico, moral e espiritual. O Judo proporciona ao judoca "florescer" em harmonia consigo mesmos e principalmente com os outros.
A palavra judô traduz literalmente como "caminho suave". Este termo vem de duas ideogramas japoneses "ju", que significa suavidade, elasticidade, flexibilidade ou submissão, e "do", que significa caminho, estrada, ou a educação.
Esta arte marcial cuja filosofia se resume na frase simples: "a doçura é uma força." Enquanto outras artes marciais para aprender socos e pontapés com velocidade e habilidade, judô ensina que a submissão é uma força, e que os lutadores devem dobrar como um junco, e depois contra atacar. Sua nova técnica era usar o peso e a força de seu adversário contra ele. Era um princípio fundamental da desestabilização, projeção e, finalmente, imobilização do oponente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário