sábado, 4 de julho de 2009

Dojo (道場) - O templo do Judoca - Aula 04

Dojo (道場, sítio do caminho, Dōjō) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.
Um DOJO tem a disposição a seguir:
KAMIZA: É o lado onde se encontra o retrato de O Sensei e/ou o Kamidana (miniatura de um templo). Este lado tem o significado da sabedoria, conhecimento, julgamento. É representado pelo elemento água e está voltado para o norte.
SHIMOZA: É o lado oposto a Kamiza, é o lado onde se sentam os alunos por ordem crescente de graduações, no sentido de Shimoseki para Joseki ou seja, quando virados para Kamiza, da esquerda para a direita. Este lado significa o intelecto, a aprendizagem, a vontade. É representado pelo elemento fogo e está voltado para o sul.
JOSEKI: É o lado direito e o lugar reservado a professores, instrutores e/ou convidados de honra. É o lado superior e significa a virtude, a caridade ou partilha. É representado pelo elemento madeira e está voltado para o leste.
SHIMOSEKI: É o lado esquerdo e normalmente o lado da porta de entrada. É o lado inferior e significa moral, rectidão, integridade, etc. É representado pelo elemento metal e está voltado para o oeste.
ENBUJO. É o centro da sala. O centro da sala significa a honestidade e é representado pelo elemento terra.
Estas características, nas suas linhas mais gerais são comuns a todos os dojos. No entanto, os significados podem depender da escola, da arte marcial em questão, ou mesmo de quem interpreta as raízes culturais que deram origem a estes termos. Devido à estrutura física (portas, janelas, bancada para público, banheiros), pode existir uma ajuste próprio de cada DOJO. Uma vez estabelecida o lado principal (KAMIZA), os outros lados serão definidos levando em conta ainda a estrutura física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário