terça-feira, 7 de julho de 2009

SHISEI - Postura no Judô - Aula 07

Shizen-tai – postura natural
As noções técnicas básicas de postura (Shisei) são denominadas: TYOKU-RITSU = posição de sentido; RITSUI-I = posição em pé; ZAI = posição sentado; ZEI-ZÁ = ajoelhado; KYOSHY  = apenas uma perna ajoelhada; TYU-GOSHI = posição agachado.
Manter seu corpo em uma posição equilibrada é essencial para uma aplicação correta do Judo. A posição deve ser estável, masque permite movimentos rápidos de modo a não induzir defeitos posturais. A posição fundamental do Judo é o natural, as pernas afastadas, chamado shizen-hon-tai . 
Shizei-hontai – postura natural básica
Migi-shizentai – postura natural direita
Hidari-shizentai – postura natural esquerda
A distância entre os pés é igual à largura dos ombros, 30-40 cm de altura, com o peso transferida para a parte frontal do pé, de modo que os saltos ligeiramente tocam o chão. As pernas devem estar relaxadas, imperceptivelmente joelho flexionado para preservar a mobilidade. 
Jigo-hontai – postura defensiva básica
Migi-jigotai – postura defensiva direita
Hidari-jigotai – postura defensiva esquerda
O abdômen será devolvido, com o centro de gravidade bem dentro da base de apoio. A respiração abdominal contribuirá para baixar o centro de gravidade se concentrar a força. O busto será erguido com os ombros em linha reta e relaxada, o chefe vertical e os olhos virados para a frente.
Com um exercício consistente, você será capaz de assumir a posição de uma forma natural, sem contrações musculares que enfraquecem a sua eficácia. A partir da posição fundamental para a frente com a perna direita ou para a esquerda, você pode tomar posições, respectivamente Migi-Shizen-tai e Hidari-Shizen-tai . A abertura da perna permanece a mesma que a da saída do busto e continua a girar para a frente.
Há também uma posição chamada de defesa, Jigo-tai , na qual é obtida uma maior estabilidade através da ampliação da base de suporte até uma vez e meia - duas vezes a largura dos ombros e dobra os joelhos fortemente. 
Kyoshi no Kamae
A maior resistência da posição é obtida, no entanto, no custo de mobilidade reduzida. Mesmo a partir desta posição um passo em frente, proporcionalmente maior, com a direita ou para a esquerda, você pode tomar Migi-jigo-tai e Hidari-jigo-tai .
Verificar que o passo é executado na frente, e não em um movimento circular, e o tronco permanece virada para a frente.
Na mente do fundador desta posição era para ser usado apenas ocasionalmente, para se defender contra um ataque ou para preparar algumas técnicas. Já depois de um curto período, no entanto, o mesmo Kano reclamou da propagação do hábito de constantemente luta em defesa: a baixa mobilidade da posição torna possível a realização de apenas algumas técnicas de jigo-tai, empobrecendo assim a bagagem do judoca.
Aomuke no Shisei
Kyoshi no Kamae – um joelho no chão, postura para andar no katame waza. Para se ajoelhar deve colocar primeiro o joelho esquerdo no chão (posição do pé vertical e os dedos dobrados); Depois, colocar o joelho direito no chão. Estender os pés no chão (os dedos lado a lado ou o dedo direito sobre o dedo esquerdo) e sentar-se sobre os calcanhares com o tronco e a cabeça bem reta.
Para os homens, os joelhos ficam abertos com mais ou menos a distância de dois punhos, e as mãos colocadas sobre as coxas ao nível da virilha (45°), os ombros relaxados e os cotovelos numa posição natural. Para as mulheres, os joelhos ficam fechados e as mãos colocadas sobre as coxas acima dos joelhos.
Aomuke no Shisei – postura deitada usada nos treinos de katame waza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário